Uma cervejaria do Norte de Santa Catarina foi reconhecida como a mais premiada do Brasil no World Beer Awards 2024, concurso conhecido como o “Oscar da cerveja mundial”. A Stannis, localizada em Jaraguá do Sul, conquistou o feito histórico ao receber 15 medalhas na etapa nacional, sendo oito de ouro, e uma medalha na etapa internacional, que consagrou a cerveja Goddess Caliope como a Melhor do Mundo no estilo Lambic.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O World Beer Awards é um concurso internacionalmente reconhecido e um dos mais importantes do mundo, que premia as melhores cervejas em diversas categorias. Realizado anualmente em Londres, ele julga cervejas de diferentes origens, permitindo que pequenas e grandes empresas concorram em igualdade.
FOTOS: Conheça o novo deck de contemplação que está sendo construído no Norte de SC
— No World Beer Awards nós disputamos de igual para igual com todas as cervejarias do mundo, principalmente as comerciais que utilizam o concurso como principal chancela de qualidade. É uma forma de mostrarmos que, independentemente do tamanho da cervejaria, nós temos um produto da mesma qualidade ou até melhor, já que queremos levar nossa cerveja ao máximo de pessoas e ser uma porta de entrada para todos que valorizam outros estilos de cerveja, além da tradicional Pilsner — observou o CEO e sócio fundador da Stannis, Denis Torizani.
Continua depois da publicidade
Esta não é a primeira vez que a cervejaria de Jaraguá do Sul conquista este feito no “Oscar da Cerveja”. Em 2022, a cerveja do estilo Irish Red Ale, chamada Stannis Red Sönja, recebeu a medalha de ouro na etapa internacional e foi reconhecida como a Melhor do Mundo.
Em 2023, a marca conquistou 12 medalhas na etapa nacional do World Beer Awards, sendo quatro de ouro com as cervejas Black Dandara (Black India Pale Ale); Alma Mater (Sour & Wild Beer Sour & Wild Ale); Scarlett Flanders (Belgian Flanders Red Ale); e Rouge Nammu (Fruit beer), todas em estilos que fogem do tradicional.
Neste ano, foi a Goddess Caliope, do estilo Lambic, que conquistou os jurados internacionais, vencendo até mesmo de cervejeiros belgas, onde o estilo foi criado. A Lambic chega a ficar por um ano em barril de carvalho para atingir ao sabor único.
Veja as cervejas premiadas da Stannis na etapa nacional do World Beer Awards 2024
- Stannis Pilsen – Country Winner: Ouro
- Dear Paula – Country Winner: Medalha de Ouro
- Brigit Ale – Country Winner: Ouro
- Gold Amelia – Country Winner: Ouro
- St. Cecilia – Country Winner: Ouro
- Antonieta Porter – Country Winner: Ouro
- Black Dandara – Country Winner: Ouro
- Goddess Caliope – Country Winner: Ouro
- Oma Lila: Prata
- Jaras Lager: Prata
- Stannislaus Reserve: Prata
- Strong Nataly: Prata
- Mamma Sour: Bronze
- St. Paddy’s: Bronze
- Scarlett Flanders: Bronze
Continua depois da publicidade
Ouro na etapa internacional da World Beer Awards 2024
- Goddess Caliope – Country Winner: Ouro
Começo na garagem de casa
O Grupo Stannis começou a jornada em 2011, na garagem de casa, com a produção de cerveja caseira. Dois anos depois, os sócios inauguraram o primeiro pub em Jaraguá do Sul. O grupo ainda possui outros três estabelecimentos na cidade, incluindo o licenciamento da marca Stannis Tap e uma cervejaria na própria fábrica, no bairro Centenário. A Stannis ainda está presente em Blumenau, com um pub, e com duas novas licenciadas em Florianópolis. Uma terceira está a caminho em Balneário Camboriú.
As cervejas, no entanto, vão para além de SC: a marca já possui consumidores em São Paulo e em Minas Gerais. Desde a fundação, a cervejaria acumula um histórico de 88 cervejas premiadas. Além do World Beer Awards, a marca ganhou premiações no Festival Brasileiro da Cerveja; International Beer Challenge, em Londres; Australian International Beer Awards; South Beer Cup, na Argentina; Copa Cervezas de América, no Chile, entre outros.
Em 2023, realizou um feito histórico com título de “Icon of Beer” pelo World Beer Awards, um prêmio inédito para cervejarias brasileiras e da América Latina.
Entenda como funcionam as etapas do World Beer Awards
Em cada país, é analisada a categoria e estilo da cerveja em uma primeira rodada. Quem receber a medalha de ouro torna-se o vencedor do país. Todos os vencedores competem na segunda rodada pelo título de Country Winner, em seu respectivo estilo. Se os critérios avaliados forem correspondidos, avançam para a terceira (e última) etapa e concorrem ao título de Melhor do Mundo, em sua respectiva categoria.
Continua depois da publicidade
Mais uma cervejaria catarinense é a melhor do mundo
Outra cervejaria catarinense também se destacou na etapa mundial do World Beer Awards 2024, conquistando uma medalha de ouro na categoria Catharina Sour. A Unika, de Rancho Queimado, venceu com a Catharina Sour Caju Pytang e continua sendo a melhor do mundo neste estilo.
No total, o Brasil levou oito prêmios na fase internacional da edição de 2024, sendo que as únicas medalhas de ouro foram conquistadas justamente pelas representantes catarinenses: Stannis e Unika.
Veja fotos da cervejaria Stannis
Leia mais
Duas cervejas catarinenses estão entre as melhores do Brasil em 2024
Cerveja fabricada em Joinville recebe prêmio continental de qualidade