Quem visita a Alemanha, e especialmente Munique, precisa conhecer pelo menos um biergarten (que significa “jardim da cerveja”). Depois de ir a um desses locais de ambiente simples, geralmente sob árvores, o turista vira frequentador assíduo. É daqueles momentos que se tornam uma das mais saudosas lembranças da viagem.

Continua depois da publicidade

Leia também

Terra da Oktoberfest, Munique é uma das cidades mais turísticas da Alemanha

Um roteiro de cinco dias em Munique

Continua depois da publicidade

Como aproveitar a Oktoberfest de Munique, a maior do mundo

O que você precisa saber antes de viajar para Munique

O que conhecer na região da Bavária, além de Munique

Reza a tradição que a pessoa pode levar sua própria comida ao biergarten e comprar apenas a cerveja. Muitos deles têm atendimento self-service, em que se pega a bandeja, escolhe-se a salsicha, a batata ou outro acompanhamento e depois um copo de cerveja (de meio ou um litro).

Os ambientes informais e as mesas coletivas são uma espécie de piquenique compartilhado com desconhecidos que viram amigos depois do terceiro copo. Uma refeição com uma porção de salsicha (que pode ser uma salsicha grande ou duas menores, por exemplo), um acompanhamento de batata e uma canecão de um litro de cerveja fica por volta de 15 euros.

Confira roteiro por Colônia e Düsseldorf, vizinhas rivais na Alemanha

Turismo em Berlim a baixo custo: o que fazer em três dias por 50 euros

Segundo maior consumidor dessa bebida (per capita) do mundo, atrás apenas do tcheco, o alemão dá muito valor à cultura da cerveja. Centenas de rótulos artesanais são produzidos na cidade, e prová-los nos diferentes bares é um programa em si. No supermercado, há boas marcas a partir de 1 euro. Nos restaurantes e biergartens, prepare a carteira: um copo de meio litro de cerveja varia de 3,50 a 5 euros.

Continua depois da publicidade

Confira todas as notícias sobre viagem em ZH