O publicitário Hiram Pessoa de Melo assumiu no sábado o marketing da candidatura do peemedebista Gean Loureiro, que concorre à prefeitura de Florianópolis. Nesta entrevista, o substituto de Wilfredo Gomes falou sobre os novos rumos da campanha.

Continua depois da publicidade

Diário Catarinense – Quando o senhor foi convidado para trabalhar na campanha? Hiram Pessoa de Melo – No sábado. Eles, naturalmente, deveriam estar sentindo o que estava acontecendo com a campanha. Uma campanha de prefeito é muito intensa, a rua é muito intensa, a rua emite muitos sinais. E eles estavam sentindo os sinais. Aí houve um convite e assumi realmente sábado, meia noite.

DC – É muito mais difícil assumir uma campanha quando já está no meio da corrida eleitoral?

Hiram – Naturalmente, não é o ideal. Claro que ela é difícil, mas a eleição para mim começa realmente depois do feriado (de 7 de setembro). Porque tem 15 dias que você tem um certo pico de audiência. Depois, tem uma parada. Claro, estamos correndo contra o tempo porque saiu tudo da campanha, saiu produtora, tudo. Estou sendo obrigada a trazer as minhas equipes que estão no exterior e em outras cidades. Nesta segunda, colocamos o primeiro programa no ar. Usamos o material, só que demos um outro formato de edição. Tem uma mudança já, estratégica.

Continua depois da publicidade

DC – O que vai ser mudado na campanha do candidato Gean?

Hiram – Veja … aí estou abrindo a estratégia. Algumas coisas são imediatas. Na realidade, o que estamos dando é um rumo para a campanha. As pessoas vão perceber esse rumo. Estratégia eu não conto nem para minha mulher, às vezes nem o candidato sabe. Essa é a maneira do meu trabalho.

DC – O senhor tem um livro “Campanhas eleitorais: Ganha quem erra menos”. O que isso quer dizer exatamente?

Hiram – Tem os 99 erros de uma campanha. É um manual de todos os erros de uma campanha. Porque os erros se repetem. Na realidade, o que faz perder ou ganhar as eleições é a mentalidade. O que é mentalidade ganhadora, é ter postura e atitude. Uma das atitudes da campanha do Gean foi mudar, ele teve atitude. É muito difícil o candidato ter atitude. A eleição para mim está aberta. O Dário é o grande eleitor de Florianópolis.

Continua depois da publicidade