O voo Gol 1784, que partiria às 17h45min de São Paulo para Goiânia, levava dois amigos de longa data de Fernandão no Inter: o goleiro Renan, colega do capitão no Beira-Rio e atualmente no Goiás, e o preparador físico Élio Carravetta. Ambos conviveram quase 10 anos com o ex-atacante.
Continua depois da publicidade
Ao falar sobre o amigo, os olhos ficaram marejados e as vozes, embargadas. Renan ainda convivia com Fernandão. Se encontravam com frequência em Goiânia. Renan interrompeu as férias em Porto Alegre e embarcou no primeiro voo que conseguiu rumo a Goiás.
Fernandão eterno: Leia todas as notícias sobre a morte do ídolo
– Parece que é mentira. Uma tragédia com um cara tão novo. Goiânia deve estar uma comoção só. Ele tem status de grande ídolo até hoje, além de a cidade ser uma colônia gaúcha e de colorados – disse o goleiro – outros jogadores estão tentando ir ao velório. O Sobis pediu liberação do amistoso do Fluminense contra a seleção da Itália para comparecer – completou Renan.
Qual o momento de Fernandão que nunca sairá da sua memória?
Continua depois da publicidade
Homenagem: envie sua foto com Fernandão
Carravetta, coordenador de preparação física do Inter, lembrou o começo de Fernandão no Inter e a preparação do atacante antes da estreia no Gre-Nal 360 – no qual marcou o gol mil do clássico.
– Ele fez um trabalho de recondicionamento físico de 21 dias. Queria muito estrear no Gre-Nal. Consolidamos uma grande amizade desde 2004. Foi uma perda irreparável – comentou ele, também emocionado.
Confira imagens dos principais momentos da carreira de Fernandão
Confira imagens do acidente que matou Fernandão em Goiás
Um mito na história do Inter
Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás. Mas foi no Inter que ele viveu suas maiores glórias, conquistando a Libertadores da América e o Mundial em 2006, como capitão da equipe de Abel Braga.
Foram quase cinco anos de identificação com a torcida e gols emblemáticos, como o da estreia, em 10 de julho de 2004, no Gre-Nal do gol 1.000, de sua autoria. Neste ano, Fernandão foi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, no dia 5 de abril. Anos antes, ele e o então goleiro Clemer comandaram a festa do Mundial, cantando junto com um Beira-Rio lotado.
Continua depois da publicidade
Sua última equipe foi o São Paulo, em 2011. Fernandão jogou ainda no Olympique de Marselha e Toulouse, na França, e o Al-Gharafa, no Catar. Ele também treinou o Inter em 2012, e agora se preparava para comentar a Copa do Mundo pelo SporTV.
Como ocorreu o acidente fatal de Fernandão