O gerente nacional de Administração de Carteira Imobiliária da Caixa Econômica Federal, Fernando Magesty, informou nesta sexta-feira que o volume de recursos para financiamento imobiliário da instituição deve aumentar entre 20% e 25% em 2009.

Continua depois da publicidade

– A Caixa não recuará em financiamento – afirmou.

– Não haverá contingenciamento de recursos – reforçou, ao participar do comitê de Construbusiness da Câmara Americana de Comércio (Amcham) em Porto Alegre.

Conforme Magesty, estão previstos R$ 22 bilhões em financiamentos em 2008, dos quais R$ 17 bilhões já foram aplicados. A Caixa participa com 52% do mercado de crédito em número de operações e 29% do volume financiado, já que tem foco em contratos de menor valor, explicou ele.

Magesty disse também que a Caixa estuda a possibilidade de comprar mais carteiras de bancos privados de pequeno e médio porte, que têm procurado a instituição.

Continua depois da publicidade

– São bancos pequenos e médios que querem vender parte das carteiras como forma de implementar um “colchão de liquidez” e preferem fazê-lo com a Caixa – comentou, dizendo que o processo depende de uma “detalhada análise”. As informações foram divulgadas pela Amcham-Porto Alegre.

Entenda a crise: