Para quem quer resolver inseguranças, rejuvenescer ou melhorar a autoestima, os procedimentos estéticos são as principais escolhas. A busca pela harmonia estética faz com que muitas pessoas exagerem na dose, muitas vezes alcançando resultados artificiais ou que não valorizem as características físicas individuais. Mas, com os profissionais e técnicas corretos, é possível sair desse ciclo. 

Continua depois da publicidade

Resolver uma insegurança com naturalidade é possível através procedimentos eficazes e que apresentam resultados satisfatórios. É o que explica a dentista Natália Rocha Bartholo, especialista e professora de harmonização orofacial e sócia da In Odontologia.

— Apesar de o nome remeter a padrões de beleza, muitas vezes exagerados, a harmonização orofacial é uma especialidade que consegue disfarçar características que incomodam no rosto e realçar pontos de beleza dos pacientes. Quando bem feitos, os procedimentos ficam extremamente sutis e elegantes — explica a profissional.

Natália comenta, ainda, que após o procedimento, os pacientes tendem a apresentar melhoras significativas na autoestima, de uma forma sutil e discreta. Segundo ela, uma das alternativas para evitar exageros é seguir com o princípio de que “menos é mais”.

— Primeiro, procuramos entender o que está incomodando no rosto e como podemos melhorar determinada característica. Na sequência, traçamos um plano de tratamento para embelezar ou rejuvenescer o paciente. Por isso, cada pessoa recebe uma indicação diferente e os procedimentos são sempre pensados de forma individualizada — explica.

Continua depois da publicidade

Para favorecer ainda mais o resultado natural dos pacientes, Natália conta que o processo começa logo nas primeiras sessões, em que as conversas visam explicar sobre a importância de valorizar a beleza natural. Ainda, todos os procedimentos são feitos com produtos de qualidade premium, evitando que aconteçam intercorrências que prejudiquem a estética a longo prazo.

— Uma mulher que gosta da imagem que vê no espelho já acorda mais feliz, e eu vejo essa mudança de expressão aqui no consultório quando as pacientes vêm para consulta de retorno do procedimento. Escuto muito elas falarem que começaram a receber elogios mas sem ninguém conseguir perceber exatamente o que foi feito — relata.

Segundo a profissional, o público dos procedimentos podem ser divididos em duas categorias: jovens, que buscam embelezar algum ponto específico do rosto ou até prevenir o envelhecimento; e pacientes com um processo de envelhecimento em andamento que buscam rejuvenescimento. Em ambos os casos, os resultados são significativos.

Continua depois da publicidade

Sorriso e autoestima andam juntos

Além dos procedimentos de harmonização orofacial, outra demanda que tem registrado crescimento é a de melhorar o sorriso. As lentes de contato; por exemplo, têm a capacidade de transformar a estética dental de maneira rápida e eficaz, corrigindo imperfeições, manchas, desalinhamentos, espaçamentos ou desgastes, têm sido bastante buscadas pelos pacientes.

Com o profissional certo, é possível garantir um procedimento minimamente invasivo, que preserva a estrutura natural dos dentes e proporciona um sorriso mais harmônico.

— As lentes, sejam elas de resinas ou de porcelana, podem ajudar os pacientes com várias queixas, como em relação ao tamanho dos dentes, podendo aumentá-los, fechar os chamados Diastemas (os espacinhos no meio dos dentes), entre outras inseguranças. Com elas, é possível melhorar a cor, formato, corrigir imperfeições como manchas e resolver pequenos desalinhamentos no sorriso — comenta Isabella Ronsani, especialista em reabilitação oral e estética e sócia da In Odontologia.

Embora a aplicação de lentes ou facetas represente um receio para muitos pacientes, que temem não obter um resultado natural, a profissional explica que é totalmente possível garantir um resultado que valorize o sorriso.

Continua depois da publicidade

— A grande maioria dos meus pacientes me procuram justamente por quererem um resultado natural. Tanto com lentes de resina quanto de porcelana, podemos alcançar resultados lindos prezando pela naturalidade. A escolha por um profissional que esteja alinhado com este objetivo é a principal escolha para o sucesso do tratamento — orienta.

Isabella explica que a primeira etapa para a aplicação das Facetas de Resina é a passagem por procedimentos prévios, que envolvem a limpeza, o clareamento dental e outros tratamentos caso necessário. Depois, os dentes são construídos no próprio consultório, de forma manual e artesanal. Ao todo, o procedimento é finalizado entre um ou dois dias, dependendo da quantidade de dentes aplicados. As lentes de porcelana podem demorar mais tempo, no entanto, é fundamental analisar cada sorriso de forma individualizada para encontrar a melhor alternativa.

— Recebo muitos pacientes que relatam terem vergonha de sorrir, não tiram fotos ou têm o sonho de melhorar o sorriso. Depois do procedimento, eles falam que se sentem muito mais autoconfiantes, postam fotos sorrindo. Eu adoro acompanhar essas transformações, que não são apenas exteriores — afirma Isabella.

Resultado que transforma

A paciente da In Odontologia, Milena Vobeto, passou por procedimentos estéticos tanto para o rosto quanto para o sorriso, e relata que os resultados foram surpreendentes. Ela fez preenchimento labial, aplicação de toxina botulínica, preenchimento de olheiras e facetas em resina, e desde o início, buscava se sentir melhor com a própria aparência sem perder a naturalidade.

Continua depois da publicidade

— Sou suspeita pra falar porque eu amei os resultados, e inclusive, indiquei para a minha mãe. O que fez com que o meu vínculo permanecesse foi a naturalidade, o carinho e atenção que as meninas têm com os pacientes. Por muitos anos, o meu sorriso foi uma insegurança, mas com o combo de preenchimento labial e facetas de resina, ele se tornou a parte que mais elogiam sobre mim — conta a paciente.

Para saber mais sobre os procedimentos disponíveis na In Odontologia, acesse o site ou confira as redes sociais @in_odontologia,
@isabellaronsani e @dra.nataliarochab.