A Serra Catarinense, um local de procedência que garante exemplares diferenciados, rendeu aos vinhos produzidos na região o selo de identificação geográfica Vinhos de Altitude de Santa Catarina, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A identificação abrange vinhos finos, nobres, licorosos, espumante natural, vinho moscatel e brandy.

Continua depois da publicidade

Os vinhedos da região, em sua maioria, se localizam a partir dos 900 metros acima do nível do mar e chegam, hoje, a mais de 300 hectares cultivados, resultando em mais de um milhão de garrafas produzidas por ano.

A Quinta da Neve, instalada no distrito da Lomba Seca, interior do município de São Joaquim, é uma das vinícolas que ajuda a impulsionar essa produção. A primeira a acreditar no potencial do local, em 1999, elabora vinhos finos com alta tecnologia e trabalho de excelência. No ano 2000, a vinícola começou o plantio de mudas viníferas importadas da Itália e de Portugal.

Desde o cultivo de cepas especiais de altitude, passando pelos processos de elaboração e armazenagem, tudo é feito com dedicação e conhecimento, por profissionais extremamente qualificados, além é claro, de muito amor.

Continua depois da publicidade

O ambiente perfeito, com bastante sol e pouca chuva, proporciona uma maturação mais lenta, garantindo a qualidade das uvas cultivadas. Seus vinhedos estão distribuídos em uma área de 25 hectares, a cerca de 1.200 metros de altitude.

A paixão pela enologia fez a vinícola optar por variedades que se adaptaram perfeitamente ao seu terroir, como Sauvignon Blanc, Montepulciano, Sangiovese, Pinot Noir, Chardonnay, Malbec, Touriga Nacional e Alvarinho. E o resultado não poderia ser outro, senão vinhos de altíssima qualidade, superelogiados e premiados nos concursos mais conceituados do Brasil e do mundo.

Aberta à visitação, visitantes podem conhecer os vinhedos, os locais de produção e armazenamento. O público tem acesso também a uma sessão de degustação na novíssima Sala Gourmet, com vista para os vinhedos e para a paisagem deslumbrante da Lomba Seca.

As visitas são agendadas pelo e-mail contato@quintadaneve.com.br ou pelo WhatsApp (49) 99186.5060.

Leia mais:

Local privilegiado no interior de São Joaquim forma o terroir da Quinta da Neve; Conheça

Continua depois da publicidade

Enoturismo de altitude: conheça as vinícolas de São Joaquim que você pode visitar

São Joaquim: Saiba por que visitar a Capital da Maçã em qualquer estação do ano​​