A exatos quatro meses do início da Copa do Mundo, na Rússia, uma pergunta ainda intriga os brasileiros apaixonamos por futebol: quais serão os 23 convocados da Seleção do técnico Tite? A resposta definitiva será conhecida apenas em maio, quando o treinador fará a convocação final. Mas já é possível ter um esboço. Pelo menos 17 nomes estão “quase lá”, isso com base nas últimas listas para os jogos pelas Eliminatórias e também amistosos. Assim, restam seis vagas abertas e em torno de 20 candidatos para preenchê-las.

Continua depois da publicidade

As certezas é que nomes como Neymar, estrela do milionário PSG, da França, e Philippe Coutinho, que recentemente trocou o Liverpool pelo Barcelona, da Espanha, estarão na lista do técnico da Seleção Brasileira. A dupla, aliás, é a mais cara do futebol mundial na atualidade. A relação de “praticamente garantidos” na Rússia, a partir de junho, ainda tem o goleiro Alisson, da Roma, os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva e o lateral Daniel Alves, trio do PSG, o meia Paulinho do Barcelona e outros frequentemente convocados.

Tite afirma que a lista com os 23 nomes não está definida. Ele, inclusive, deixou claro que utilizará os amistosos de março contra Rússia, no dia 23, em Moscou, e Alemanha, no dia 27, em Berlim, para eliminar as dúvidas e, assim, elaborar a relação final. A convocação para esses confrontos será feita no dia 2 de março, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Nesta data, o técnico dará o indicativo de quais serão os representantes brasileiros.

De acordo com as convocações recentes, as vagas abertas são para um goleiro, um lateral direito, um zagueiro, dois meio-campistas e um atacante. A pedido de Tite, a comissão técnica da Seleção se dividiu para acompanhar jogos que contam com o chamados “convocáveis”. A partir do relatório de desempenho desenvolvido pelos profissionais é que o treinador vai finalizar a lista com os 23 jogadores para atuar na Copa do Mundo.

Continua depois da publicidade

Cássio e Fágner, ambos do Corinthians, surgem como possibilidades para o gol e lateral-direita. Na zaga, o favorito para a quarta vaga é Jemerson, atualmente no Monaco. O meio de campo tem uma disputa acirrada, mas Giuliano, que atua pelo Fenerbahce, e Arthur, volante do Grêmio, são fortes candidatos. Enquanto que a última vaga no ataque deve ficar entre Diego Souza, do São Paulo, e Taison, do Shakhtar Donetsk.

Diferente das últimas edições, quando a lista trouxe algumas surpresas, a relação de Tite dificilmente vai fugir do que o treinador tem convocado. Alguns casos ficaram marcados e foram contestados pelos torcedores. Em 2010, por exemplo, o então técnico Dunga chamou o atacante Grafite, que atuava pelo Wolfsburg, da Alemanha. Em 2014, foi a vez de Felipão repetir a dose com a convocação do zagueiro Henrique, então no Napoli.

Depois da convocação final, a Seleção deve realizar mais três amistosos – um no Brasil e dois na Europa – antes da estreia no Mundial, no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov. Na primeira fase, o time de Tite ainda vai ter como adversários pelo grupo E a Costa Rica, no dia 22, em São Petesburgo, e a Sérvia, no dia 27, em Moscou.

Continua depois da publicidade

17 atletas têm lugar praticamente garantido na Copa

Goleiros: Alisson (Roma) e Ederson (Manchester City)

Laterais: Daniel Alves (PSG), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Zagueiros: Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (PSG)

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Mancheste City), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Barcelona)

Atacantes: Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City) e Roberto Firmino (Liverpool)

20 nomes brigam por seis vagas

Goleiros: Cássio (Corinthians), Marcelo Grohe (Grêmio) e Vanderlei (Santos)

Lateral-direito: Danilo (Manchester City), Fabinho (Monaco) e Fágner (Corinthians)

Zagueiros: Geromel (Grêmio), Gil (Shandong Luneng) e Jemerson (Monaco)

Meio-campistas: Arthur (Grêmio), Douglas Costa (Juventus), Fred (Shakhtar Donetsk), Giuliano (Fenerbahce), Lucas Lima (Palmeiras) e Talisca (Besiktas)

Atacantes: Diego Souza (São Paulo), Dudu (Palmeiras), Malcom (Bordeaux), Taison (Shakhtar Donetsk) e William José (Real Sociedad)

Continua depois da publicidade

Veja a tabela completa do Estadual

Leia mais notícias sobre o Catarinense 2018