Pequim iniciou a contagem regressiva de 1000 dias para a realização dos Jogos Olímpicos de 2008 com várias atividades e o início da venda de produtos comemorativos e réplicas das mascotes, apresentadas nesta sexta ao público. Ao meio-dia deste sábado, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) organizou uma corrida de longa distância para diplomatas, homens de negócios e jornalistas estrangeiros no Palácio de Verão de Pequim.
Continua depois da publicidade
A comemoração dos 1000 dias aconteceu ontem, com a apresentação das cinco mascotes olímpicas: a carpa Beibei, o urso panda Jingjing, a tocha Huanhuan, o antílope tibetano Yingying e a andorinha Nini. Pela primeira vez, selos postais comemorativos e outros 300 produtos licenciados destas mascotes foram colocados à venda hoje em 188 lojas autorizadas em todo o país, como camisetas, bonés, canetas e bolsas com o logotipo olímpico, informou o jornal China Daily.
Os preços oscilam entre oito iuanes (US$ 1), por uma caneta fluorescente, até milhares de iuanes por objetos comemorativos fabricados em metais preciosos.
Além disso, o jornal esportivo The First, de Pequim, iniciou hoje a campanha “Aprenda 1000 frases em inglês em 1000 dias”, em colaboração com uma agência do governo municipal, para promover entre os habitantes da cidade o entusiasmo pelas línguas estrangeiras, informou o Bocog em comunicado. De hoje até a abertura dos Jogos, em 8 de agosto de 2008, o jornal publicará uma frase de uso diário em inglês em sua manchete.
Além de Pequim, outras cidades como Qingdao (no leste, na província de Shandong), onde acontecerão as competições marítimas, e a ex-colônia britânica de Hong Kong, palco das provas eqüestres, também se somaram à comemoração da contagem regressiva.
Continua depois da publicidade
Eventos similares acontecerão quando faltarem 500 e 100 dias para os Jogos Olímpicos, com a intenção de criar um ambiente favorável para o maior acontecimento esportivo do mundo.