Não é apenas nos livros que a diversidade se fará notar. Já considerada um dos maiores eventos literários do Sul do país, a 9ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul chega às vésperas do aniversário de uma década com a primeira atração internacional e o objetivo de se firmar sob a alcunha #afeiradasfeiras. Ela começa hoje trazendo como principal destaque a variedade de atrações e nome de peso nacional. O escritor e humorista Gregório Duvivier, do canal Porta dos Fundos, inaugura o palco dos bate-papos com o público nesta noite.

Continua depois da publicidade

Para o coordenador geral, Carlos Henrique Schroeder, é justamente a diversidade o maior mérito da nona edição do evento. Todos os dias haverá ao menos uma grande atração. As diversas artes se misturam para formar a programação, da literatura ao teatro, passando pelo cinema e pela música.

– O Gregório Duvivier é escritor, ator, roteirista. O Edney Silvestre é jornalista, escritor, roteirista. A Fernanda Takai é escritora, cantora e compositora – exemplifica Schroeder.

A origem dos convidados completa a diversidade. Pela primeira vez, a Feira traz um convidado internacional. O argentino César Aira abre a ponte estrangeira do evento na próxima segunda-feira, quando sobe ao palco às 19h para um bate-papo (acompanhado de tradução simultânea). A vinda do escritor – que foi finalista do The Man Booker Prizes 2015 (premiação internacional entregue a cada dois anos a um autor de ficção vivo de qualquer nacionalidade, com obra publicada em língua inglesa, original ou traduzida), sendo considerado um dos grandes autores latino-americanos atuais – é o primeiro passo rumo à futura internacionalização.

Quantidade X tempo de permanência

Continua depois da publicidade

– Moramos em uma cidade que exporta produtos, que tem multinacionais, temos um festival de música internacional, mas não um evento literário internacional. Santa Catarina também não tem e queremos encabeçar isso, é natural – explica o coordenador, ressaltando que o foco do evento sempre foi a programação, com a criação de um palco livre de circulação de ideias e não apenas a comercialização de obras.

Neste ano, a expectativa é receber 80 mil pessoas, porém Schroeder garante que a busca não é pelo número de visitantes, mas pelo tempo de permanência deles na Feira. Para isso, a escolha das atrações é fundamental. Qualidade, agradar ao público e retorno de mídia são quesitos na hora de elencar os nomes de cada edição, além de encaixar tudo no orçamento de R$ 350 mil, que se manteve fixo nos últimos anos. A verba é oriunda da Lei Rouanet, da Prefeitura de Jaraguá do Sul e de doações de empresários.

Contação de histórias e lançamentos

Quem deseja se aventurar no universo dos idiomas também terá oportunidade na Feria do Livro de Jaraguá do Sul. Uma parceria com o Yázigi trará contações de histórias em inglês e em italiano para os pequenos. As contações, por sinal, serão frequentes. De três a seis ocorrerão por dia em diferentes momentos, dividindo-se entre o Grande Teatro e o Espaço das Histórias, local montado especialmente para acolher as narrativas orais. A jaraguaense Bel Bandeira, a Cia Contacausos (Chapecó) e a Cia Arte Negus (São Paulo) irão se revezar.

O contador de histórias Eric Chartiot é um dos destaques que circulará pela Feira. Francês radicado no Brasil, é um dos grandes nomes da arte da narração e poderá ser visto hoje, às 9h e às 10h.

Continua depois da publicidade

Mais de 15 lançamentos de obras, oficinas de contos e de ilustração, apresentações de teatro e shows de música completam a programação.

Com 20 livreiros de diversas cidades do Estado, que garantem descontos para os leitores, a expectativa é ter um evento ainda maior do que o do ano passado. Em 2014, mesmo com um dia de portas fechadas devido à enchente que atingiu a cidade em 8 de junho, os expositores confirmaram os bons resultados.

– Sempre vale a pena vir para cá. O público é bom, as vendas são boas e a programação atrai. É o melhor evento de Santa Catarina – afirma Ana da Cunha Pereira, proprietária da Livros e Cia, de São José, que participa todos os anos.

Convidados

Gregório Duvivier

O carioca entra no palco do Grande Teatro da Scar hoje, às 19h. Um dos ueridinhos

entre os comediantes brasileiros, Duvivier é um dos idealizadores do fenômeno Porta dos Fundos, canal humorístico do YouTube. Assinando uma coluna semanal

Continua depois da publicidade

no jornal Folha de São Paulo, tornou-se também um dos novos formadores de

opinião do país.

Edney Silvestre

Amanhã, segundo dia de evento, o jornalista, roteirista, cineasta, dramaturgo

e escritor Edney Silvestre tem uma conversa marcada com o público. Conhecido

pelas reportagens especiais na Rede Globo e pela apresentação do programa Globo News Literatura, já tem seis livros lançados.

César Aira

Expoente da literatura contemporânea argentina, tem no currículo mais de 80 livros. Além da produção frenética de ficção, trabalha com tradução e crítica literária. Já foi professor universitário e tem obras publicadas em países como

França, Inglaterra, Itália, Brasil, Espanha, México e Venezuela. Uma de suas obras mais conhecidas é Como me Tornei uma Freira, lançado no Brasil em 2013 pela Rocco.

Fernanda Takai

Vocalista do Patu Fu, Fernanda Takai, é a atração da feira na terça-feira. Além de cantora, ela é compositora e escritora, com três livros lançados.

Continua depois da publicidade

Marcelino Freire

O pernambucano dá sequência aos grandes nomes na quinta-feira. Vencedor de

prêmios como o Jabuti (em 2006), ele representa a nova geração de autores brasileiros. O primeiro livro dele é EraOdito, de 2002. Em 2013, lançou o romance Nossos Ossos pela Editora R.

O quê: 9ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul

Quando: até 21 de junho

Segunda: das 9h às 21h. Terça: das 9h às 18h. Quarta, quintas e sextas: das 9h às 21h. Sábados: das 9h às 19h. Domingos: das 10h às 18h.

Onde: Centro Cultural da Scar (R. Jorge Czerniewicz, 160, Czerniewicz, Jaraguá do Sul)

Quanto: gratuito

Informações: feiradolivro.org/2015