A série de ícones aí acima revela não só o slogan da 9ª Bienal do Mercosul, mas o tom de investigação científica da edição a ser realizada entre 13 de setembro e 10 de novembro, em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Com a chamada “Se o clima for favorável”, a mostra de arte contemporânea aposta na relação entre arte, ciência, tecnologia e comunicação para apresentar obras baseadas na interação entre natureza e cultura e evidenciar como os artistas lidam, em seus trabalhos, com o desconhecido, o imprevisível e os fenômenos naturais.
O sistema tipográfico que faz parte da identidade visual desta Bienal é baseado em pictogramas retirados de diferentes contextos científicos, incluindo cartas meteorológicas, mapas de condições climáticas e versões de protótipos da tabela periódica. A criação é do estúdio de design Project Projects, de Nova York.
Nesta sexta-feira pela manhã, com presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, a 9ª Bienal foi lançada oficialmente, em cerimônia no Theatro São Pedro, com a divulgação da lista dos artistas convidados. A tônica científica desta edição foi situada com a conferência Ciência e Éticas da Curiosidade, ministrada pelo cientista e filósofo indiano Sundar Sarukkai, diretor do Centro de Filosofia da Manipal University. Unindo linhas dos pensamentos indiano e ocidental, ele pesquisa temas em áreas como filosofia da ciência, matemática, fenomenologia e filosofia da arte.
No lançamento, também foram apresentadas ações que serão realizadas até a abertura da mostra. A principal delas é o programa pedagógico Redes de Formação, voltado à capacitação de mediadores, professores e público interessado em arte. O objetivo é estabelecer uma rede de troca de conhecimentos em torno dos temas em que se baseia o projeto da mexicana Sofía Hernández Chong Cuy, diretora artística e curadora-geral da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre – que, nesta edição, acrescenta em seu nome a cidade que a hospeda.
Continua depois da publicidade
A cidade, aliás, terá um protagonismo. Como a restauração do Cais do Porto fez a mostra sair de seu endereço histórico nos armazéns às margens do Guaíba, outros espaços receberão exposições e atividades. Entre eles, estão Usina do Gasômetro, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Santander Cultural e Memorial do Rio Grande do Sul. Na Ilha das Pedras Brancas, mais conhecida como Ilha do Presídio, artistas criarão obras durante a mostra e receberão o público nos fins de semana. Mas, mais do que se apropriar da cidade, a curadora espera que a Bienal seja apropriada pelo público.
– Nas últimas edições, a Bienal já ocupou outros espaços. Essa coisa de tomar a cidade me remete a certo espírito colonialista, de chegar e tomar a cidade. Ao contrário, estamos esperando que nos conquistem (risos). Além dos espaços institucionais, estamos preparando apresentações e performances. Teremos essas atividades todos os finais de semana. Isso dará uma movimentação na cidade – aposta.
Para a programação, que será divulgada ao longo dos próximos meses, diz a curadora que o objetivo é trabalhar diferenças entre descoberta e invenção nas práticas artísticas de experimentação e inovação. Algo que, nas palavras de Sofía, será investigado com a ideia de “clima favorável” do slogan:
– As relações entre descoberta e invenção dependem dos climas políticos. E isso está relacionado aos climas emocionais de uma pessoa, uma cidade ou uma sociedade. Mas há circunstâncias sobre as quais não temos controle. Podemos prevenir certas coisas, mas não podemos controlar todas as circunstâncias que nos definem e os caminhos que tomamos. O mesmo vale para a forma como se articulam valores e princípios do que é invenção ou descoberta. Com isso, o slogan sugere que o clima pode ser político, atmosférico e também emocional.
Continua depois da publicidade
9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre
De 13 de setembro a 10 de novembro de 2013, a edição deste ano ocorrerá em diferentes locais de Porto Alegre. Os principais espaços serão:
> Usina do Gasômetro
> Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs)
> Santander Cultural
> Memorial do Rio Grande do Sul
> Ilha das Pedras Brancas, conhecida como Ilha do Presídio
Outros espaços e instituições também sediarão projetos específicos, performances, programas públicos e eventos.