Das 25 mil unidades consumidoras que ficaram sem luz em Florianópolis, 98% já tiveram a energia restabelecida ao longo da madrugada conforme a Celesc. A capital catarinense foi a cidade mais afetada pelo temporal que atingiu também o município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Na manhã desta quinta-feira (17), equipes ainda trabalham no restabelecimento da energia elétrica de pontos específicos. Conforme o mapa de monitoramento disponibilizado pela empresa, até 10h35min havia cerca de 155 unidades consumidoras sem luz na Ilha e 145 em São José.
Ainda há imóveis com falta de luz na Lagoa da Conceição, na Vargem Grande, no Norte da Ilha, e há registro de queda de poste no Roçado, em São José, de acordo com o gerente regional da Celesc, Adriano Luz.
— Temos só problemas localizados. Na madrugada nós resolvemos praticamente todos. Estamos andando com serviço de caminhão em três pontos da Ilha, mas são poucas unidade consumidoras [prejudicadas], e um ponto no Vale do Rio Tijucas. Nós temos ainda outras ocorrência a serem atendidas porque também não afeta só a nossa rede, às vezes [afeta] o padrão de entrada dos clientes, mas isso acaba gerando falta de energia para uma única unidade consumidora — afirmou Luz.
A Lagoa da Conceição foi uma das regiões mais atingidas pelo temporal, que deixou pelo menos 5.842 unidades sem luz durante a noite de quarta. Na região do centrinho, em frente ao Centro Cultural Bento Silvério, madeiras do telhado do casarão histórico ficaram espalhado pela rua após serem arrancados com a força do vento.
Continua depois da publicidade
Equipes da Comcap estiveram no local para fazer a limpeza da via e, por volta das 00h30min, os materiais terminaram de ser recolhidos de acordo com a Prefeitura de Florianópolis.
Na manhã desta quarta, o serviço será retomado no local, onde será realizada a limpeza da praça com hidrojato. A Prefeitura afirmou que ainda avalia se outros pontos da cidade também irão precisar deste serviço de limpeza.