Trinta e quatro minutos do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo recebe lançamento por cima da defesa adversária e surge em velocidade entre os dois zagueiros para tocar de primeira e marcar na vitória de Portugal por 2 a 1 sobre a Croácia, nesta quinta-feira, na estreia das seleções na Liga das Nações. Foi mais um momento histórico na vida de CR7, ao alcançar o gol de número 900 na carreira. 

Continua depois da publicidade

Confira a tabela da Liga dos Campeões da Europa

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Saída de João Burse do Figueirense atrasou em pelo menos seis rodadas

Sempre carismático e expressivo, Cristiano Ronaldo se emocionou – fato cada vez mais comum na vida do atacante de 39 anos. Se ajoelhou no gramado com um sorriso de orelha a orelha e colocou as mãos no rosto. Na sequência, ergueu os braços para os céus e valorizou o feito diante da torcida presente no Estádio da Luz, em Lisboa, onde muitos torcedores exibiam cartazes pedindo “camisolas” do craque veterano. 

Continua depois da publicidade

O atacante fez uma boa partida diante de uma Croácia orquestrada pelo também veterano Luka Modric, de 38. Além do gol, teve duas outras chances claras de marcar ao exigir defesas difíceis do goleiro Dominik Livakovic. Acabou substituído aos 41 do segundo tempo, sendo ovacionado pelos portugueses. 

– Um dia muito especial hoje, porque marcar 900 gols não é fácil. Ele fez isso pelo compromisso com os treinos e com a seleção É fantástico pela história do futebol português e mundial. O compromisso do Cristiano para a seleção é incrível – destacou o técnico português Roberto Martínez, após a partida, em entrevista coletiva.

O significado do gol extrapola o feito do atacante, que não marcava pela seleção lusa há cinco partidas. Ronaldo havia passado em branco na última Eurocopa e chegou a perder pênalti nas oitavas de final diante da Eslovênia. A seleção portuguesa não conseguiu deslanchar na competição e acabou eliminada nas quartas para a vice-campeã França. Responsabilidade da derrota que sempre cai nos ombros do atleta. 

Leia mais

Raphinha e Endrick brilham no começo do Campeonato Espanhol

A Bola, O Jogo, Record, Marca, L’Équipe. Boa parte dos jornais europeus destacou a “noite histórica” do atacante.

Continua depois da publicidade

Mas CR7 se mostra incansável. É o maior artilheiro do mundo em atividade (veja os números abaixo) e visa claramente ultrapassar os 1000 gols na carreira como um quarentão bom de bola. Com 54, foi ainda quem mais balançou as redes em 2023, quatro tentos à frente do craque norueguês Haaland:

  • Real Madrid – 450 gols;
  • Manchester United – 145 gols;
  • Portugal – 131 gols;
  • Juventus – 101 gols; 
  • Al Nassr – 68 gols;
  • Sporting – 5 gols

Cristiano Ronaldo voltará a atuar no próximo domingo, quando Portugal enfrentará a Escócia, pela segunda rodada da competição. Trata-se da quarta edição da Liga das Nações, certame que encerrará em 8 de junho de 2025. Atual campeã da Eurocopa, a Espanha também detém o último título da Nations League.

*Diego Guichard é correspondente da NSC em Lisboa