Durante o inverno, o clima fica mais seco e as doenças respiratórias e alérgicas, como rinite alérgica, sinusite, laringite, asma, gripes e resfriados, se espalham facilmente. Alguns cuidados básicos no dia a dia podem ajudar a prevenir esses casos. A seguir, o médico e especialista em Otorrinolaringologia Dr. Jamal Azzam dá algumas dicas. Confira!

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

1. Beba bastante água

Deve-se pensar na água como um tratamento para o sistema respiratório. Nessa época do ano, as secreções tendem a ficar mais ressecadas e a água faz elas ficarem mais líquidas e, assim, serem facilmente eliminadas, levando com elas os vírus e bactérias.

2. Faça inalações com soro fisiológico

O contato direto do soro fisiológico com todo o trato respiratório mantém as melhores condições para as trocas gasosas, além de ajudar na fluidificação das secreções. Pode-se fazer inalações por conta própria livremente, 3 ou 4 vezes ao dia ou mais, desde que somente com soro fisiológico.

3. Use o umidificador de ar à vontade

Não tenha receio de deixar o umidificador ligado a noite toda no quarto. Isso vai ajudar a manter as vias aéreas umedecidas e em melhores condições. Se não tiver umidificador, mantenha toalhas de banho bem úmidas expostas no quarto.

Continua depois da publicidade

> Gripe e resfriado: conheça as diferenças e saiba como se proteger

4. Borrife sprays de soro fisiológico no nariz

Os sprays de jato contínuo de soro fisiológico são muito eficazes na limpeza e umidificação do nariz e seios da face. Pingar com um conta-gotas também é uma boa medida.

Mulher correndo em meio a nevua
Poluentes do ar nos dias frios podem prejudicar o sistema respiratório (Foto: Shutterstock)

5. Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h00 e 16h00

Neste período, costuma haver um maior acúmulo de poluentes no ar e isso pode prejudicar muito o sistema respiratório, especialmente porque no exercício físico existe toda uma sobrecarga da respiração. Uma vez que boa parte da poluição atmosférica é liberada por escapamentos dos carros, ônibus e caminhões. Evite lugares com muito trânsito.

6. Evite o ar-condicionado

Os aparelhos de ar-condicionado normalmente são vilões do sistema respiratório. No inverno o ar é bem mais seco e os aparelhos diminuem ainda mais a umidade do ar. Isso predispõe a várias infecções e piora alergias.

7. Mantenha a casa bem ventilada

Se a casa ficar fechada o tempo todo, mesmo no clima seco, fungos podem crescer no local e piorar muito as alergias respiratórias. A ventilação ajuda a evitar isso.

Continua depois da publicidade

> Alergias durante o inverno: veja como combatê-las

8. Lave as blusas e deixe-as tomarem muito sol

Geralmente, as pessoas só se lembram das jaquetas e das blusas de lã antes de usar. Na maioria das vezes, elas ficaram guardadas por meses. Então, o que ocorre na hora de pegar essas roupas? Aquele cheiro de roupa guardada! Cuidado! Prepare-se melhor e não tenha os efeitos nocivos do mofo no seu trato respiratório.

9. Proteja nariz e boca ao tossir ou espirrar

Ouvimos de nossos avós e pais a frequente expressão: “Coloque a mão na frente da boca ao tossir ou espirrar”. Mas a proteção com as mãos retém as secreções e possíveis vírus nelas. Depois, ao se colocar as mãos na maçaneta da porta, no teclado ou mouse, no controle da TV, no corrimão do ônibus/trem/metrô, os vírus são transferidos para estes locais. Então, outras pessoas colocam as mãos, levam ao rosto e ficam suscetíveis a pegar as infecções. Por isso, proteja sempre a tosse ou espirro com um lenço de papel descartável. Se não tiver lenços de papel, lave as mãos ou use álcool gel imediatamente.

Leia também

6 hábitos que prejudicam o desempenho do cérebro

Entenda o que é disbiose capilar e veja como tratar esse problema

Quinoa: nutricionista explica os benefícios dessa semente