As culturas do Nordeste, do Norte e do Sul do Brasil foram reunidas em uma festa na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Jardim Iririú neste domingo, 16 de setembro. Mais de mil pessoas eram esperadas para a 8ª Festa Nordestina, que começou às 11 horas e ocorre até as 22 horas, com apresentações de grupos de sertanejo e forró para animar o baile. Segundo a organização, o número foi superado e cerca de 6 mil pessoas já haviam passado pela festa até as 20 horas.

Continua depois da publicidade

O objetivo da festa é proporcionar formas de migrantes vindos do Nordeste se encontrarem e reviverem suas tradições. A alagoana Roseane Santos, que mudou para Joinville com a filha Júlia, de quatro anos, quando a menina ainda era bebê, aproveitou o evento pela primeira vez.

—Pude comer de novo pratos como a farofa de cuscuz — contou ela — E encontrar pessoas que tem histórias parecidas, que falam “a mesma língua”.

Além de comidas típicas, barraquinhas instaladas no pátio da associação de moradores do bairro ofereciam outros petiscos e doces. A entrada da festa é gratuita. O endereço é rua Canoas, 567, no bairro Jardim Iririú.

Continua depois da publicidade