Três dias após a passagem de um ciclone subtropical por Santa Catarina que provocou estragos na região da Grande Florianópolis e Sul do Estado, a energia elétrica ainda não foi restabelecida em todas as localidades.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Celesc, 8,8 mil unidades consumidoras continuam sem energia elétrica até as 15h desta terça-feira em Florianópolis. O chefe da divisão técnica, engenheiro Adriano Luz, diz que os problemas estão em todas as regiões, não somente no Sul da Ilha. Ele explica que as equipes ainda encontram dificuldade em locais pontuais, ruas e servidões que se encontram com árvores nos fios e sobre os postes.

— Acreditamos que até o fim do dia vamos conseguir atingir 97%, para quarta ainda vão ficar os casos de ruas mais íngremes, em que os caminhões não têm acesso — informou.

A Celesc trabalha na tarde desta terça com 190 profissionais nas ações de recomposição da rede elétrica. Cinquenta e cinco equipes de emergência revezam-se nos trabalhos, que estão sendo feitos simultaneamente em todas as regiões da Ilha e do continente.

Balanço

Continua depois da publicidade

Desde o domingo, a Celesc fez mais de mil atendimentos, contra média de 50 casos por dia, entre emergência e comercial. Neste período, 70 postes e 300 estruturas foram substituídos e/ou recuperados; 36 mil metros de cabos foram reparados e/ou substituídos, o que envolve substituição de cruzetas, isoladores, recuperação de conexões e emendas.

Dicas de Segurança

A Celesc alerta que cuidados devem ser tomados nestas situações:

— Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos. Avise imediatamente a Celesc pelo 0800 48 0196 (emergência) ou 0800 48 120 (serviços comerciais);

— A água pode conduzir energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação;

— Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.