O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta terça-feira (29) o relatório de balneabilidade referente ao mês de outubro. De acordo com as coletas, 85,2% dos pontos estão próprios para banho, nos 500 quilômetros da costa catarinense. A dois meses do início oficial do verão, este é o melhor resultado da pesquisa de 2019.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 71 estão em condições para mergulho, o que representa 83,5%. Entre os pontos considerados impróprios está a Beira-Mar Norte. As três últimas análises desse local, em 7, 16 e 23 de outubro, detectaram índice de coliformes fecais acima do aceitável.
No restante do Litoral, dos 144 pontos onde há coleta, em 124 recomenda-se o banho de mar. Com relação ao relatório divulgado em setembro, 12 pontos passaram da condição de impróprio para próprio e três de próprio para impróprio.
As coletas foram realizadas de 21 a 25 de outubro nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário de Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
A partir de 8 de novembro, os relatórios passam a ser semanais. Durante a alta temporada, de novembro a março, as coletas e resultados são divulgados todas as sextas-feiras. Já de abril a outubro, ocorrem de forma mensal.
Continua depois da publicidade
O IMA alerta os banhistas para que antes de escolherem a praia acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br para verificar a condição e o histórico de cada ponto.