A 82ª edição da Festa das Flores de Joinville foi adiada para 2022. A decisão de remarcar o evento foi tomada em conjunto pela Prefeitura de Joinville e a Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas (AJAO), entidade que organiza a festa. Em 2020, o evento estava marcado para novembro, mas também foi cancelado devido à pandemia.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De acordo com o presidente da AJAO, Jacson Lucio Zandonai, apesar de todo esforço investido pela equipe de organização nos últimos meses no planejamento do evento, foi preciso prorrogar a data por uma série de fatores que inviabilizariam o tradicional evento joinvilense.
– O cenário atual ainda é preocupante e não podemos comprometer os negócios dos nossos expositores. Assim, preservarmos a sustentabilidade da cadeia produtiva, bem como a saúde e o bem-estar de nossos agremiados, convidados, expositores, visitantes, colaboradores, fornecedores, parceiros envolvidos e, por consequência, as suas respectivas famílias – pontua Zandonai.
Ainda assim, uma programação especial com eventos voltados aos amadores e admiradores de flores e plantas está sendo construída pela AJAO e deve ser divulgada em breve.
Continua depois da publicidade
– Estamos preparando uma série de eventos durante o ano, desde oficinas de cultivo de orquídeas, mutirões voluntários de plantio, amostra e exposições das flores em parcerias com outros eventos. A intenção é continuar a fortalecer a nossa responsabilidade social, cultural e turística com a cidade – pontua o presidente da AJAO.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville é parceira da AJAO na realização da Festa das Flores e na construção de um calendário paralelo de eventos neste ano.
– Foi a forma que encontramos, neste momento, de garantir a continuidade das ações, reforçando a vocação de Joinville como Cidade das Flores, bem como zelando pela segurança dos participantes – informa o secretário Guilherme Gassenferth.
> 38º Festival de Dança de Joinville é adiado para outubro com formato híbrido
Semear e florescer: uma festa octogenária
Até 2020, a realização da Festa das Flores só tinha sido interrompida durante a Segunda Guerra, nos anos de 1942 e 1943. No ano passado, o evento foi cancelado pela pandemia. A iniciativa nasceu em 1936 com o nome de Exposição de Flores e Arte Domiciliar (EFA) e foi criada por apaixonados pelas orquídeas nativas.
Continua depois da publicidade
De lá para cá, o evento cresceu e se consolidou como um dos mais importantes do gênero no país. Além da tradicional exposição das flores, a Festa ainda tem como atrações concursos de jardins e orquídeas, oficinas de cultivo, mercado de plantas, feira multissetorial, gastronomia e apresentações culturais.
O evento é um dos que mais atrai turistas e público para Joinville. Pela grandiosidade e longevidade, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio de Lei Estadual, além de ser Festa Oficial de Joinville, instituída por Lei Municipal.
Leia mais:
> Joinville inicia vacinação de moradores de rua contra Covid
> Fisioterapeuta internada na UTI com Covid-19 tem reencontro emocionante com a família; veja vídeo
Continua depois da publicidade