Além da beleza das flores, mercado de plantas e palcos culturais, a 78ª Festa das Flores também foi sucesso no volume de novos negócios para Joinville. Em seis dias de festa, mais de 2,3 milhões de reais foram movimentados por turistas e joinvilenses que, levaram pra casa, de mudas a orquídeas, lembranças do artesanato e produtos da agricultura familiar da cidade e região.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br
Segundo a coordenadora do evento, Vanda Moura Neves, os números reafirmam um mercado promissor, já que Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de plantas e flores.
– Conseguimos atingir nossa expectativa de ampliar a área de negócios e oportunizar aos visitantes levar as suas lembranças, mudas, plantas e orquídeas oriundas da Festa das Flores.
Durante os seis dias do evento, realizado entre 10 e 15 de novembro, 85 mil pessoas visitaram os pavilhões do Complexo Expoville. A surpresa foi também na iniciativa inédita da organização e gestão de resíduos. A Rastro Soluções Sustentáveis desviou 73,6% dos resíduos do aterro sanitário, reinserindo-os a um novo processo produtivo. Mais de 2,4 toneladas de lixo foram enviadas às cooperativas de reciclagem, através da coleta seletiva da cidade e quase 2 toneladas foram encaminhadas para a compostagem na Fundação Municipal de Desenvolvimento Regional 25 de Julho. A Festa das Flores teve 11 centrais de resíduos com monitor treinado para instruir os visitantes a colocarem o lixo no local correto, além de identificações em lixeiras comuns.
Continua depois da publicidade
A 79ª Festa das Flores de Joinville já está sendo planejada e tem data marcada para ocorrer de 14 a 19 de novembro de 2017, no Complexo Expoville.