Uma pesquisa realizada em agosto com 2074 pessoas de todas as regiões do país, num total de 133 municípios, apontou que 76% dos entrevistados consideram muito importante incentivar crianças de até cinco anos à leitura.
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Já 37% disseram que costumam ler para crianças dessa faixa etária diariamente – vale lembrar que a pesquisa não teve participação exclusiva de pais.
Realizada pela Fundação Itaú Social em parceira com o Instituto Datafolha, os resultados indicam que é praticamente consenso entre a população brasileira a importância de incentivar crianças de até cinco anos a gostar de ler.
As principais justificativas são desenvolvimento intelectual e cultural da criança. Os poucos que não valorizam a leitura entendem que as crianças dessa faixa etária são novas demais e estão na idade apenas de brincar.
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Confira os dados:
:: 37% dos entrevistados disseram que costumam ler livros ou histórias para crianças no dia-a-dia.
:: 76% consideram muito importante incentivar crianças de até cinco anos de idade a gostar de ler – 20% consideram importante, 2% mais ou menos importante; 1% pouco importante e outro 1% nada importante.
:: As razões para acreditar na importância do incentivo à leitura são contribuição com o desenvolvimento intelectual e cultural (54%), formação educacional e criação do hábito de leitura (36%), desenvolvimento de valores éticos (10%), preparação para o mercado de trabalho (9%), formação e desenvolvimento pessoal (6%) e socialização (5%).
:: A pesquisa também avaliou a experiência pessoal de leitura dos entrevistados na infância. Cerca de quatro a cada dez participantes afirmam que tiveram alguém que costumava ler livros ou histórias para eles nessa fase. Destacam-se nesse grupo jovens de 16 a 34 anos, das classes A/B e com ensino superior completo. Os pais dos entrevistados foram seus principais leitores, com destaque para a mãe.
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:: De forma geral é alta a correlação entre a escolaridade e o hábito de leitura, tanto na experiência quando criança quanto na fase atual. As mulheres declaram maior hábito de ler para os pequenos, mesmo entre as da classe C e de ensino médio.