Pesquisa do Data Popular aponta que 7,1 milhões de brasileiros se conectam à internet usando o wireless dos vizinhos. O hábito é mais comum na classe média, na qual 10% das pessoas compartilham o Wi-Fi. Nas classes baixa e alta, apenas 4% dividem a rede.
Continua depois da publicidade
Segundo o Data Popular, o compartilhamento do sinal é mais comum em pacotes com velocidade alta, casos em que o uso da internet por mais pessoas não afeta a qualidade da rede. Para o instituto, isto pode explicar por que a prática não é tão comum nas classes mais baixas. Outra razão apontada pelo Data Popular é a maior proximidade entre vizinhos da classe média.
Em relação às faixas etárias, pessoas entre 16 e 25 anos são as que mais compartilham o wi-fi, chegando a 21%. O hábito diminui com a idade. 8% das pessoas entre 26 e 39 anos dividem o sinal, 3% entre 40 e 59 anos e, entre pessoas com mais de 60 anos, nenhuma ocorrência foi registrada. A pesquisa foi realizada em junho de 2013 com duas mil pessoas em cem cidades do país.
Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça contra o compartilhamento do sinal de Wi-Fi. Para o MPF, a prática seria uma infração da Lei Geral das Telecomunicações, uma exploração clandestina da atividade. O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região negou o recurso na última sexta-feira alegando que se trata de “serviço de valor adicionado”.
Continua depois da publicidade