Noites mais iluminadas com uma luz branca confortável aos olhos, praças e parques mais bonitos com iluminação cênica especial, maior sensação de segurança e bem-estar. É isso que se vê na Beira-mar de São José e em centenas de outras vias e espaços municipais, que estão tendo a iluminação pública modernizada pela Quantum Engenharia. Das cerca de 26.100 luminárias que compõem o parque de iluminação pública josefense, 18.500 (71%) já foram modernizadas para LED, o que confere ar de modernidade à cidade, com mais segurança, economia, beleza e sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Só em 2023 foram substituídas aproximadamente 5.500 luminárias equipadas com lâmpada vapor metálica e vapor de sódio por luminárias de LED, nos bairros Distrito Industrial, Flor De Nápoles, Praia Comprida, Fazenda Santo Antônio, Ipiranga, São Luiz, Real Parque, Roçado, Jardim Cidade de Florianópolis e Potecas. E tem muito mais trabalho para 2024, quando será modernizada a iluminação pública em outros bairros, como Areias, Forquilhas, Potecas, Real Parque e Sertão do Maruim.
Conforme explica o diretor-presidente da Quantum, Gilberto Vieira Filho, trabalhar com iluminação pública resulta em vantagens significativas aos cidadãos, turistas e empresários locais, abrangendo segurança pública, conforto urbano e eficiência econômica. “A adoção de tecnologias como LED prepara essas localidades para o futuro. São José é um grande exemplo de cidade que está caminhando a passos largos para o rol das smart cities (cidades inteligentes)”, salienta Gilberto.
A Quantum está há muito tempo ligada à cidade, afinal, é nela que mantém sua matriz, com mais de 30 anos de inserção na comunidade com diversos projetos sociais e ambientais, além de gerar emprego e renda direta e indiretamente, mantendo 170 colaboradores alocados na unidade.
Eficiência com economia e segurança
Referência no setor de iluminação pública com soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas, a Quantum Engenharia instala lâmpadas LED, que emitem luz branca com índice de 70% da percepção das cores, contra 30% das lâmpadas comuns. Ou seja, ampliam a visibilidade nos espaços, gerando mais segurança à noite.
Continua depois da publicidade
Além disso, as lâmpadas LED consomem 50% menos energia elétrica do que as tradicionais, duram cerca de 5x mais e são ecologicamente responsáveis, tendo 98% de seus componentes recicláveis, o que contribui para a preservação ambiental. Também não possuem elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das lâmpadas de descargas, que possuem mercúrio, material altamente poluente e prejudicial à vida.
Conforme explica a analista ambiental da Quantum Engenharia, engenheira ambiental e sanitarista Amanda Conrado, muito além do que a tecnologia e as soluções de engenharia elétrica praticadas pela Quantum está a preocupação e a importância de conduzir suas atividades priorizando a sustentabilidade e os desdobramentos quanto ao meio ambiente, ao aspecto social e a transparência em seus negócios, caracterizando amplamente a adoção dos princípios ESG.
Ações sociais e ambientais andam juntas
A Quantum Engenharia faz questão de participar das ações realizadas nas cidades onde presta seus serviços, mantendo constante preocupação pelo engajamento nas comunidades, seja com ações ambientais, sociais e até culturais. Por exemplo, anualmente, participa de campanhas do agasalho e do projeto “Eleve Sua Energia”, que leva música popular brasileira e erudita para as ruas e praças na época do Natal, além de fazer doações sistemáticas para ONGs e entidades assistenciais.
Além disso, mantém vários projetos de sustentabilidade, como a Central de Resíduos junto à Matriz, no Distrito Industrial de São José, com protocolos legais de gestão de resíduos sólidos, evitando impacto ambiental negativo e promovendo a conscientização dos colaboradores com aplicação de um programa de coleta seletiva na rotina administrativa. E mais: mantém ótimas parcerias com empresas locais de reciclagem, o que também gera emprego e renda especialmente para a população mais carente.
Continua depois da publicidade
Outro exemplo de engajamento comunitário foi a ação “Orla + Limpa”, realizada juntamente com a Prefeitura às margens da Beira-Mar de São José em setembro de 2023, para conscientizar a população sobre a responsabilidade ambiental que cada um de nós possui em relação à região em que vivemos.
“O ano de 2023 foi muito importante para a Quantum, pois buscou ainda mais a implementação dos princípios e conceitos de sustentabilidade em cada obra, processo, atividade e parceria. Foi um ano em que o aprimoramento no gerenciamento de resíduos trouxe ainda mais impactos positivos ambientais, sociais e econômicos, e no qual buscamos trazer toda a equipe Quantum para movimentos em prol do meio ambiente, social e governança, alcançando resultados positivos em relação à conscientização dos colaboradores”, frisa a analista ambiental Amanda Conrado. “Com muitos objetivos e metas alcançadas, conseguimos traçar um novo cenário ainda maior e desafiador para o futuro sustentável do Grupo Quantum”, conclui.
Horta para colaboradores e comunidade
Unindo conceitos de reaproveitamento de restos de comida, conscientização para preservação ambiental e cuidados para uma vida mais saudável por meio de uma alimentação melhor, a Quantum Engenharia implantou uma composteira na sua matriz, no Distrito Industrial de São José. Mas a proposta de reciclagem dos resíduos orgânicos evoluiu e virou uma horta para os colaboradores, oferecendo saladas, temperos, chás e frutas.
Continua depois da publicidade
E agora está levando esse pensamento adiante. Neste mês de fevereiro de 2024, a empresa formalizou uma parceria com a Prefeitura de São José para ser uma das patrocinadoras na criação de uma Horta Solidária no bairro Lisboa. Serão aproximadamente 2.230 metros quadrados, com 25 canteiros – sendo 23 tradicionais e 2 com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais -, numa ação que beneficiará 50 famílias da região.