O ano letivo da rede municipal de Joinville começou nesta quarta-feira (5) para 70 mil alunos. A cerimônia de abertura das aulas ocorreu na nova unidade escolar municipal, a Escola Maestro Francisco Manoel da Silva, no bairro Vila Nova.
Continua depois da publicidade
Até 2017, a estrutura do colégio era do Estado e depois foi fechada. No ano passado foi integrada ao município e restaurada pela Secretaria de Educação. O local vai abrigar inicialmente 200 alunos, mas a capacidade é de 328.
A escola vai atender alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e irá funcionar como extensão da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, no mesmo bairro.
Durante a cerimônia, a secretária de Educação, Sônia Regina Fachini, destacou os esforços da Prefeitura em proporcionar uma educação que é referência nacional pela qualidade.
— Os pais que deixam seus filhos na nossa rede têm certeza que estão tendo um atendimento de referência. Os professores são a extensão dos pais nos cuidados com seus filhos. As famílias podem ficar honradas com o nosso trabalho — disse a secretária.
Continua depois da publicidade
Na abertura do ano letivo também foi formalizada a entrega simbólica de uniformes e materiais didáticos. De acordo com a Secretaria de Educação, foram adquiridos cerca de R$ 14 milhões em recursos pedagógicos entre 2019 e início de 2020.
O prefeito Udo Döhler também destacou os investimentos na qualidade do ensino e na expansão da oferta de vagas na rede. Joinville possui 86 escolas municipais e 71 Centros de Educação Infantil (CEIs), além de 38 unidades credenciadas.
— Trabalhamos fortemente na educação, porque é através dela que garantimos uma sociedade mais justa, segura e feliz. Parabéns aos pais, professores e alunos que confiam na nossa educação — destacou o prefeito.
O primeiro semestre letivo vai até o dia 17 de julho e o segundo semestre recomeça no dia 4 de agosto.
Continua depois da publicidade