A cada três processos criminais de homicídio e tentativa de assassinato em Santa Catarina, dois resultam na condenação dos réus. Os números, contabilizados entre 2012 e 2016, são atualizados pelo Tribunal de Justiça (TJ-SC). Neste período, foram julgadas 4,8 mil ações de júri. Jaraguá do Sul é a cidade com a maior proporção de condenações entre os 10 municípios mais populosos de SC: pelo menos oito em cada 10. Curiosamente, nos últimos anos, Jaraguá apresenta índices considerados exemplares em relação a homicídios, muito abaixo da média nacional. Joinville, por outro lado, é recordista absoluta de assassinatos ocorridos nos últimos anos no Estado, mas tem a menor taxa de condenação entre os 10 maiores municípios catarinenses.
Continua depois da publicidade
Na cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, a Justiça bloqueou parte dos bens de três agentes públicos. Eles decidiram enterrar dois carros da frota municipal que não estavam mais sendo usados. O ex-prefeito Carlos Alberto Pegoretti disse que tomou esta medida para evitar que os automóveis virassem criadouros do mosquito da dengue. Ele disse ainda que não leiloou os veículos porque um dos carros estava alienado a um banco falido e o outro pertencia ao governo do estado. A decisão de enterrar os veículos envolveu também o vice-prefeito da época, Genor Girardi, e o ex-diretor de obras Luiz Carlos Rosá. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está processando os três envolvidos por improbidade administrativa, o que prevê multas e a obrigação de ressarcir os cofres públicos. Somados, os valores dos bloqueios chegam a R$ 77 mil.
Foi encontrado nesta terça-feira (7) o corpo do motorista que se jogou no rio Itajaí-Açu depois de atropelar uma mulher e a filha dela, de 7 anos, em Blumenau, no último domingo (5). Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo estava preso a uma grade de contenção em uma usina da Celesc, a dois quilômetros do local em que o homem se afogou. As pessoas atropeladas tiveram ferimentos leves e foram levadas a hospitais da região.
*Com apoio da RBSTV, do G1 SC, do Diário Catarinense e do jornal A Notícia
Continua depois da publicidade