A piscina, o videogame e as bonecas ficarão de lado, pelo menos por uma parte do dia, a partir de hoje. É quando pelo menos 65 mil estudantes joinvilenses retornam às aulas na rede municipal de ensino, depois de dois meses de férias de verão. Para alguns, não há muitas novidades. Para crianças como os irmãos Yuri e Heloísa Nunes Moreira, significa mudança de fase: ele entra para o ciclo 2 do ensino fundamental, enquanto ela terá o gostinho do primeiro dia de aula da vida.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícia de Joinville e região.
Aos cinco anos, Heloísa irá para a pré-escola, e teve sorte de encontrar vaga em uma instituição que fica pertinho de casa, no bairro Vila Nova. Este será o primeiro ano que a Escola Municipal Bernardo Tank oferecerá o ciclo de educação infantil, assim como as séries finais do ensino fundamental, possíveis graças às novas salas de aula construídas nos últimos meses. Ela está no período final de ampliação, mas já poderá receber os alunos no início do ano letivo. Cinco escolas que estavam em obras ficaram prontas, e outros nove prédios estão em períodos diferentes da reforma. As aulas na rede estadual voltam no dia 22 de fevereiro.
– Enquanto algumas estão em fase final, há escolas como a João Costa, que precisava ser praticamente reconstruída e, por isso, ainda levará algum tempo para ficar pronta. Os alunos ficarão afastados das áreas em obras e não serão prejudicados por isso – promete o secretário municipal de Educação, Roque Mattei.
Continua depois da publicidade
Joinville hoje tem 149 instituições de ensino, divididas em 65 centros de educação infantil (CEIs) e 84 escolas de ensino fundamental. Em 2016, serão 21 mil crianças atendidas na educação infantil – 5 mil com vagas subsidiadas pelo município em escolas particulares – e 44 mil entre o 1º e o 9º anos do ensino fundamental. Dos 65 mil, cerca de 15 mil contam com atividades de contraturno, que variam entre opções de turno integral – em escolas agrícolas e alguns CEIs -, aulas extraclasse e programas como o Mais Educação, do Ministério da Cultura, aliado ao Programa Aprendendo a Ser e Conviver, que oferecem atividades como aulas de modalidades artísticas e reforço escolar.
Atividades especiais para receber os alunos
Algumas unidades de ensino elaboraram atividades diferenciadas para receber os alunos no primeiro dia de aula. Na Escola Municipal Anita Garibaldi, por exemplo, o primeiro dia é sinônimo de festa: hoje, os alunos serão convidados a entrar no clima com o tema Anita no Havaí. Na chegada, eles receberão um colar havaiano. A escola estará decorada e professores e funcionários vestirão trajes típicos do Havaí.
Uma apresentação de dança no estilo havaiano será realizada às 9 e às 15 horas, com alunas de 2º, 3º e 4º anos. O objetivo é quebrar a ansiedade do primeiro dia de aula, principalmente dos alunos do 1º ano, vindos da educação infantil.
Continua depois da publicidade
Já na Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, o primeiro dia de aula será para os pais. Eles viverão um dia normal de aula, como se fossem os alunos e sentindo a rotina que os filhos têm na escola. Os adultos participarão de homenagem cívica, farão fila para entrar na sala com o futuro professor do filho e participarão de atividades em sala de aula, quando os professores darão dicas para criar uma rotina de aprendizado em casa. O encontro na escola incluirá até direito a intervalo com lanche.