Os cones alaranjados e os soldados fardados a cada esquina chamaram a atenção de quem passou pelas imediações do 62º Batalhão de Infantaria no sábado pela manhã. O trânsito foi desviado para deixar o trecho da rua Ministro Calógeras, em frente à unidade, livre para a chegada do general de Exército Américo Salvador de Oliveira, homenageado em razão de sua aposentadoria no próximo mês.

Continua depois da publicidade

De acordo com o major José Luís Barbosa Deina, este tipo de cerimônia é tradicional no Exército brasileiro nestas ocasiões. Dias antes de o general passar oficialmente seu posto de comandante de operações terrestres em Brasília, o 62º BI organizou o evento para homenageá-lo pela carreira de 45 anos e pelos serviços prestados em Joinville nas décadas de 70 e 90.

– O general Salvador serviu aqui por duas ocasiões e foi responsável direto pela reativação NPOR, que é de extrema importância para os oficiais da região -, disse major Deina.

O Núcleo de Preparação de Oficiais de Reserva, que está desativado na cidade desde 2003, voltará a realizar treinamentos em 2013. Durante o período em que ficou fechado, os oficiais da região precisavam se deslocar até Florianópolis para cumprir as atividades da brigada.

Continua depois da publicidade

O oficial chegou ao cruzamento entre as ruas Ministro Calógeras e General Valgas Neves por meio de um comboio. Deste ponto até a entrada principal do batalhão, ele seguiu a pé enquanto a banda oficial se apresentava. Durante a formatura, general Salvador recebeu homenagens do 62º BI e da 5ª Divisão de Exército. A comunidade conferiu parte da cerimônia em frente à unidade.