Quem nunca se surpreendeu e se emocionou com histórias de guerra? Com filmes, imagens e declarações de soldados que enfrentaram as mais difíceis condições para lutar pelo seu país? Muitas pessoas da região cresceram ouvindo relatos das duas grandes guerras. Da Segunda, em especial, que levou homens das nossas cidades para a luta. Os detalhes, o armamento, as consequências ainda intrigam milhares de pessoas.
Continua depois da publicidade
Confira a programação completa
Para os amantes desta história, o fim de semana promete uma verdadeira volta ao passado. No mesmo dia em que é comemorado o Dia do Soldado, o 62º Batalhão de Infantaria abre as portas para o 3º Encontro de Entusiastas da História da 2ª Guerra Mundial, que ocorre hoje e domingo. As duas primeiras edições do evento aconteceram em São Bento do Sul.
De acordo com o organizador, o historiador e autor do livro “São Bento do Sul na Segunda Guerra”, Carlos Campestrini, esta edição será muito maior.
Continua depois da publicidade
– Fizemos parceria com o 62º BI. Qualquer pessoa pode participar. Vamos ter palestras, exposições de carros de guerra, além de encenação da guerra -, revela.
Na exposição, virão grupos de Florianópolis e Curitiba, com cerca de 50 veículos de guerra. De Joinville, participarão colecionadores de selos e de jogos de tabuleiro, focados no tema.
O próprio organizador do evento é um entusiasta destas histórias.
– Desde criança eu gostava dos soldadinhos de plástico e assistia a filmes. Também pude entrevistar veteranos para fazer meu livro -, conta.
Continua depois da publicidade
Ele lembra do relato do expedicionário França Neumann. Sua missão era desarmar minas terrestres.
– Ele ficou tão traumatizado que, quando voltou para São Bento, levou dois anos para pisar no quintal de sua casa -, relata.
Comemorações iniciaram com visita de alunos
O Dia do Soldado começou a ser comemorado pelo 62º BI desde a última segunda-feira, quando o batalhão recebeu a visita de dezenas de alunos de escolas de Joinville. Foram realizadas atividades que mexeram com o imaginário dos pequenos. Eles conheceram a história do Dia do Soldado e puderam entrar em veículos militares.
Na manhã de hoje, junto do encontro dos entusiastas, haverá o juramento à bandeira. Cerca de 400 recrutas irão participar da homenagem no dia tão especial para o Exército brasileiro.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o 62º BI tem 800 militares. Já a banda do Exército se apresenta no domingo pela manhã, no Concerto Matinal que será realizado no batalhão.