A sexta edição do Jurerê Jazz, que começa nesta quarta-feira, em Florianópolis, promove apresentações de jazz, blues, samba, bossa nova, MPB, instrumental e eletrônico em oito locais da Capital. Serão 22 apresentações, 14 delas gratuitas.
Continua depois da publicidade
6º Jurerê Jazz começa quarta (20) com destaque para música brasileira
Confira a programação completa do Jurerê Jazz Festival
Relembre seis momentos marcantes na história do festival:
1
Continua depois da publicidade
A primeira edição do Jurerê Jazz, em 2011, teve três dias de shows. O destaque foi o projeto United Kingdom Of Ipanema, com Roberto Menescal e Andy Summers, guitarrista inglês que foi integrante do The Police. O show foi tão bem recebido que a dupla voltou a se apresentar em Florianópolis em maio de 2012.
2
Em 2013, o festival aumentou para cinco dias e teve shows de artistas internacionais, como Rob Mazurek, compositor, improvisador, pintor e artista multimídia. O artista é peça importante na vibrante cena musical de Chicago. Por aqui, Mazurek se apresentou em um quarteto formado ainda por Thomas Rohrer (rabeca, sax soprano), Guilherme Granado (eletrônicos, teclados e percussão) e Mauricio Takara (bateria, cavaquinho).
3
Em 2014, o evento aumentou para 11 dias e contou com nomes como Paquito D’Rivera e Trio Corrente, que apresentaram a turnê Song For Maura. O cubano, lenda do jazz, e o grupo paulistano, que tem na sua composição o baterista Edu Ribeiro, natural da capital catarinense, tinham acabado de ganhar um Grammy de melhor disco latino de jazz pelo álbum feito em parceria. O show foi no Teatro Pedro Ivo, mas o público levantou e dançou durante todo o espetáculo.

4
Continua depois da publicidade
No mesmo ano, o Jurerê Jazz trouxe o baixista israelense Avishai Cohen, um dos mais respeitados nomes do jazz da atualidade.
— Foi uma aposta ousadíssima e certeira da produção. O israelense radicado em Nova York era um estranho para o grande público do Brasil mas já há muito tempo reverenciadíssimo no mundo inteiro. A apresentação em trio – Avishai Cohen (contrabaixo acústico), Nitai Hershkovits (piano) e Daniel Dor (bateria) – trouxe a Florianópolis a vanguarda do jazz mundial. Avishai é conhecido por combinar a musicalidade do oriente médio com jazz contemporâneo. A apresentação tirou o fôlego da plateia — relembra Carol Macário, repórter de cultura do DC.
5
A 5ª edição do festival e também a mais longa ocorreu de 29 de abril a 18 de maio, com mais de 30 shows.
— A edição de 2015 foi, com o perdão do clichê, um divisor de águas na história do Jurerê Jazz. Com a a vinda de atrações como Buena Vista Social Club e Madeleine Peyroux, cujo apelo ultrapassa muito o âmbito dos amantes do jazz, o festival subiu de patamar — conta o colunista de música do DC Emerson Gasperin.
Continua depois da publicidade

6
O show do Buena Vista Social Club no Teatro Ademir Rosa, no CIC, fez tanto sucesso que o grupo voltou em dezembro para uma apresentação extra no P12, em Jurerê Internacional. O repertório foi praticamente o mesmo apresentado no show no CIC, com músicas do único disco de estúdio (1987), mas a mudança do local foi fundamental para o público. Em vez de sentado na plateia do teatro, pôde dar vazão à vontade de dançar com espaço mais que suficiente para testar passos de rumba e bolero.