Práticas terapêuticas e momentos de lazer são essenciais para pacientes diagnosticadas com câncer e também para os familiares e amigos que acompanham a jornada do tratamento. O câncer de mama, assim como outras doenças, é tema central de diversas obras cinematográficas e, sejam com base em histórias reais ou com roteiros fictícios, esses filmes podem ajudar a lidar com o diagnóstico, por meio de um momento de descontração.
Continua depois da publicidade
No mês de conscientização sobre o câncer de mama, filmes emocionantes que abordam a doença e ainda trazem informações podem ser uma boa pedida. Confira algumas sugestões de filmes sobre o tema:
Ma Ma
Diretor: Julio Medem | Espanha | 2015
Estrelado por Penelope Cruz, o filme estreou no festival de cinema de Cannes e conta a história de uma mulher, Magda, que recebe o diagnóstico de câncer de mama. Além de ter um filho de dez anos e ter sido deixada pelo marido, ela descobre estar grávida em meio à luta contra a doença. O longa de Julio Medem mostra o dia a dia da protagonista, suas batalhas, romances e o tratamento.
Onde assistir: Prime Video
Continua depois da publicidade
Já sinto saudade
Diretora: Catherine Hardwicke | Estados Unidos | 2015
Milly (Toni Colette) e Jess (Drew Barrymore) são amigas de infância e, quando Milly é diagnosticada com câncer de mama, as duas enfrentam juntas essa jornada. Enquanto Milly é uma profissional de sucesso, Jess decidiu levar uma vida mais calma junto do marido, e é ela quem oferece o apoio e suporte que a amiga precisa durante a doença.
Onde assistir: disponível para alugar no YouTube
Why I Wore Lipstick to My Mastectomy
Diretor: Peter Werner | Estados Unidos | 2006
Geralyn, uma jovem jornalista, recebe duas grandes notícias: a primeira, de que conseguiu seu emprego dos sonhos, e a segunda, de que um tumor maligno foi detectado em uma das mamas. Apesar do estado de choque, Geralyn decide enfrentar a doença com bom humor e sempre usando um batom vermelho.
Onde assistir: disponível no YouTube
TIG
Diretoras: Kristina Goolsby e Ashley York | Estados Unidos | 2015
Em meio a uma apresentação de stand-up, a comediante Tig Notaro anunciou que havia recebido o diagnóstico de câncer de mama. O documentário acompanha a história de Tig, que lida com a doença enquanto tenta engravidar com sua parceira, Stephanie Alynne.
Onde assistir: Netflix
Segunda-feira no Racine
Diretora: Cynthia Wade | Estados Unidos | 2012
O curta documentário mostra, em 39 minutos, as segundas-feiras em um salão de beleza em Long Island. Sempre na terceira segunda-feira do mês, as proprietárias do salão abrem as portas para mulheres que receberam o diagnóstico de câncer e, enquanto raspam os cabelos, elas conversam, riem, choram, compartilham medos e descobrem sua beleza.
Continua depois da publicidade
Onde assistir: HBO Max
Tudo em Família
Diretor: Thomas Bezucha | Estados Unidos | 2005
Com um elenco de peso que inclui Diane Keaton, Sarah Jessica Parker e Rachel McAdams, o filme conta a história de uma mãe (Keaton) que decide lidar com o câncer de mama em segredo. Ela não é a protagonista do filme, que acompanha a vida da família Stone durante as festas de fim de ano, com suas disfunções e conflitos típicos da época de Natal.
Onde assistir: Star+
Saiba mais acessando o canal no portal do Nsc Total.
Leia também
Rede de apoio é fundamental durante o tratamento de pacientes com câncer
A importância da autoestima na luta contra o câncer de mama: tudo o que você precisa saber
A atenção à saúde mental contribui para o tratamento e a vida após o câncer