O 5G começou a se tornar realidade no Brasil na semana passada, com o início da operação em Brasília, e gerou curiosidade em moradores de Joinville e de outras cidades do Norte de Santa Catarina: quando a nova tecnologia chegará por aqui?
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo um cronograma divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o 5G pode chegar antes do que muita gente imagina, a partir do início de 2023.
Após Brasília, as capitais serão as próximas cidades brasileiras a receber a tecnologia, a partir de 29 de agosto. Em Florianópolis, por exemplo, a expectativa é até o fim de setembro.
Em seguida, serão os municípios com mais de 500 mil habitantes, como Joinville. A cidade poderá ter acesso ao 5G a partir de 1º de janeiro de 2023, de acordo com o cronograma da Anatel.
Continua depois da publicidade
A prefeitura informou que Joinville está pronta para o 5G, com a legislação necessária aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito. Com isso, o município depende apenas da liberação da Anatel e das empresas vencedoras do leilão realizarem a implantação da nova tecnologia.
Na sequência, no Norte de SC, deve ser a vez de Jaraguá do Sul, a partir de 30 de junho de 2024, quando estão previstos os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Cidades menores podem ter acesso em 2023
Há possibilidade de cidades menores da região receberem a tecnologia antes do que Jaraguá do Sul e outros municípios maiores. Isso porque, a partir de 30 de junho do ano que vem, pelo menos 25% dos municípios até 30 mil habitantes do Brasil deverão receber o 5G, de acordo com as regras do leilão da Anatel.
Ainda não há informações de como será feita a escolha destas cidades, mas há 16 municípios no Norte de SC (veja lista abaixo) nessa faixa populacional e que podem ser incluídos antes.
Continua depois da publicidade
O cronograma da Anatel não apresenta uma data específica para cidades entre 30 mil e 100 mil. Elas devem entrar na última etapa, a partir de 1º de 2026, caso não haja possibilidade de adiantar a implantação. Entre elas, estão: São Bento do Sul, Mafra, Canoinhas, São Francisco do Sul, Guaramirim, Rio Negrinho, Araquari e Porto União.
Veja o cronograma da Anatel:
a) a partir de 29 de agosto de 2022 – capitais
b) a partir de 1º de janeiro de 2023 – cidades com 500 mil habitantes ou mais: Joinville
c) a partir de 30 de junho de 2023 – cidades com 200 mil habitantes ou mais e, pelo menos, 25% dos municípios até 30 mil habitantes: 16 cidades aptas no Norte de SC (veja lista abaixo)
d) a partir de 30 de junho de 2024 – cidades com 100 mil habitantes ou mais e, pelo menos, 50% dos municípios até 30 mil habitantes: Jaraguá do Sul e outras 16 cidades aptas
e) a partir de 30 de junho de 2025 – pelo menos 75% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes: 16 cidades aptas no Norte de SC
Continua depois da publicidade
f) a partir de 1º de janeiro de 2026 – nos demais municípios: São Bento do Sul, Mafra, Canoinhas, São Francisco do Sul, Guaramirim, Rio Negrinho, Araquari e Porto União.
Cidades com até 30 mil habitantes:
- Barra Velha
- Schroeder
- Itaiópolis
- Itapoá
- Papanduva
- Três Barras
- Garuva
- Massaranduba
- Corupá
- Campo Alegre
- Irineópolis
- Balneário Barra do Sul
- Monte Castelo
- Major Vieira
- Bela Vista do Toldo
- São João do Itaperiú
Leia também:
Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a testar a transmissão de 5G por luminárias; entenda
5g no Brasil: o que é, qual celular possui e tudo sobre a tecnologia