O sinal de 5G em Florianópolis foi regulamentado na noite desta quinta-feira (18). O decreto assinado pelo prefeito Topázio Neto estabelece as regras municipais para a instalação das antenas e a oferta do sinal à população da Capital. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A Anatel exige que o 5G esteja disponível em todas as capitais até 29 de setembro, para isso, as prefeituras precisam ter a lei e o decreto que regulamenta. Com a assinatura desta quinta, Florianópolis deixa o caminho aberto para as operadoras, que informaram que o sinal estará ativo a partir da próxima segunda-feira (22).

Conforme o Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Pires, Florianópolis deverá ter, no mínimo, 18 antenas. Segundo ele, cada uma das três maiores operadoras nacionais habilitadas no leilão realizado pela Anatel deve instalar pelo menos seis antenas.

Perto de receber 5G, SC ainda tem localidades sem acesso a redes móveis; entenda

Continua depois da publicidade

Para ter acesso ao 5G no celular, o cidadão precisa verificar se o seu celular oferece o suporte para a tecnologia. Hoje, segundo a Anatel, há 71 modelos aptos a realizar a conexão com a rede 5G. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade do aparelho com o novo sistema, a orientação é de que o usuário entre em contato com a sua operadora. Outra alternativa é verificar o código de homologação ou o manual do próprio telefone. 

Sinal de 5G aparecendo no celular em Florianópolis? Entenda o que significa

Como vai funcionar o 5G em SC