A Blitz Se Liga Na Rede, realizada por funcionários da Prefeitura de Florianópolis e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), notificou 58 restaurantes do Centro Histórico da Capital durante três dias de fiscalização. Apenas três estabelecimentos foram considerados adequados em relação à dimensão, conexões e regularidade da limpeza.
Continua depois da publicidade
As inspeções começaram na segunda-feira (21), com ações no Mercado Público. Todos os 28 boxes vistoriados foram intimados para melhorar as condições das caixas de gordura. Na terça (22) foram fiscalizados 12 restaurantes das ruas Conselheiro Mafra, Trajano, Felipe Schmidt e Sete de Setembro. Apenas um foi considerado regular e cinco deles não souberam informar onde estaria a caixa de gordura.
Na manhã desta quarta (23) a vistoria ocorreu na Rua Francisco Tolentino. Dos 10 empreendimentos fiscalizados, sete não havia caixa de gordura para receber os efluentes gerados pela manipulação de alimentos da cozinha e quatro estavam ligados à galeria de drenagem, que deveria receber somente água da chuva.
— É gordura que está indo diretamente para a rede, o que pode ocasionar entupimentos na tubulação, entre outras ocorrências que acarretam risco à saúde pública — diz o coordenador da Blitz, engenheiro Igor Puff Floriano.
Segundo a prefeitura, todos os imóveis irregulares receberam intimação da Vigilância em Saúde, com prazo e orientações do que deve ser feito. Caso os estabelecimentos não cumpram as exigências poderão ser multados.
Continua depois da publicidade