Entre seis e 30 minutos é o tempo que a maioria dos joinvilenses leva para ir trabalhar ou estudar, apontam dados do Censo 2010 divulgados na semana passada. Das 204 mil pessoas ou 39% da população que se deslocam diariamente em Joinville, 57% chegam ao destino nesse tempo, 27% levam entre meia hora e uma hora e menos de 6% demoram mais de uma hora.
Continua depois da publicidade
Os dados permitem afirmar que a cidade ainda consegue se deslocar com boa rapidez, apesar das reclamações cada vez mais frequentes em relação a filas e congestionamentos, principalmente nos horários de pico e por parte de quem usa carro.
Entre as 20 cidades brasileiras de médio porte, com população entre 420 mil e 630 mil habitantes, Joinville é a terceira com maior proporção de moradores que se deslocam diariamente (39%) e fica em oitavo lugar em percentual de gente que leva de seis minutos a meia hora. São José dos Campos (SP), a maior da lista, com 629 mil habitantes, tem a maior proporção de pessoas que chegam ao destino entre seis minutos e meia hora (66%). Caxias do Sul (RS) é a melhor entre os que levam só cinco minutos (10,5%).
Para se ter uma comparação, em Belford Roxo (RJ), com 469 mil habitantes, 43% da população levam mais de uma hora para ir ao trabalho. Desses, 11% demoram mais de duas horas.
Continua depois da publicidade
Como o dado de deslocamento é inédito, não é possível saber se ele melhorou ou piorou em Joinville. Para o empresário Alisson Sizenando, 27 anos, que está entre os que levam até meia hora, é preciso soluções para que a situação não chegue ao nível das piores cidades do País.
Ele diz levar dez minutos de carro entre a casa, no Bucarein, até o Nova Brasília, onde trabalha.
– Vou pela Anita Garibaldi, é quase uma reta só.
Mesmo assim, afirma perceber um aumento de filas, obras em vias em horários de pico e reclama do que acha ser um excesso de semáforos.
– Acredito que já é necessário um binário nessa região da Anita e Inácio Bastos e que a cidade precisa achar soluções para o número cada vez maior de carros.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS: