Em duas ações conjuntas na manhã desta quinta-feira na BR-101, em Itapema e Joinville, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Receita Federal (RF) apreenderam cerca de 550 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Continua depois da publicidade

Após troca de informações de inteligência entre os órgãos, dois caminhões suspeitos de trazer a mercadoria foram localizados transitando na rodovia sentido Norte-Sul.

O primeiro, um Volvo placas de Itajaí, foi abordado por volta das 9h no km 151 em Itapema. A princípio, o motorista disse que no compartimento de carga havia apenas ovos e apresentou nota fiscal. No entanto, ao remover parte do material, os agentes identificaram um fundo falso no baú e atrás dele encontraram diversas caixas contendo 300 mil maços de cigarros paraguaios.

O motorista, paranaense de 39 anos, disse que seria pago para transportar os cigarros do interior do Paraná até a região de Porto Alegre (RS). Ele foi levado à Polícia Federal de Itajaí, onde responderá por contrabando e poderá ter a Carteira de Habilitação cassada por cinco anos, conforme lei federal sancionada semana passada.

O segundo veículo, um caminhão VW placas de Londrina (PR), foi abordado praticamente no mesmo horário no km 25 da BR 101, em Joinville. Ao que tudo indica, tratava-se da mesma quadrilha da ocorrência de Itapema, uma vez que a carga de 250 mil maços de cigarros paraguaios também estava escondida por um fundo falso atrás de um carregamento de ovos da mesma granja.

Continua depois da publicidade

Paranaense de 41 anos, o condutor afirmou que o destino da carga também era a região de Porto Alegre. Ele foi encaminhado à Polícia Federal de Joinville, onde responderá por contrabando e poderá ter a CNH cassada por cinco anos.

Nas duas ocorrências, os cigarros e os caminhões seguiram para depósitos da Receita Federal e as cargas de ovos foram doadas a instituições de caridade locais.