Nascida em Laguna há mais de 200 anos, a revolucionária Anita Garibaldi continua sendo lembrada pela participação na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália. É por isso que Ana Maria de Jesus Ribeiro, seu nome verdadeiro, ficou conhecida como a heroína dos dois mundos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Essa trajetória, tão importante para entender a história do Sul do Brasil, é relembrada por historiadores e escritores. Veja, a seguir, cinco obras que ajudam a conhecer quem foi Anita Garibaldi.
Conheça a história dos 7 sepultamentos de Anita Garibaldi
Anita, Guerreira das Repúblicas e da Liberdade
A obra é fruto de anos de pesquisa do historiador catarinense Adilcio Cadorin. As mais de 290 páginas narram a trajetória da heroína desde a infância até a história dos seus sete sepultamentos. O livro está disponível em formato ebook na internet.
Continua depois da publicidade
Uma Guerreira Chamada Anita Garibaldi
Parte da coleção Personalidades Brasileiras, a biografia é escrita por Regina Drummond. Com menos de 50 páginas, o livro promete uma leitura rápida sobre a infância de Anita e outros acontecimentos relevantes de sua vida. A obra pode ser encontrada na Amazon e no site da Maravilha Livros.
Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil
Em uma única obra, é possível conhecer a trajetória de Anita Garibaldi e outras mulheres importantes para a história do Brasil, desde o século XVI até a atualidade. Aryane Cararo e Duda Porto de Souza são as autoras do livro que está disponível em diversas livrarias online.
A Guerrilheira: O Romance da Vida de Anita
Dos seus 27 anos de vida, 10 deles Anita passou ao lado do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi. Neste livro, João Felício dos Santos reconta a história de amor, que também marcou a história do Brasil, e revela outros episódios da vida da guerreira. A obra está disponível em várias livrarias e sebos.
Giuseppe Garibaldi, Memórias Autobiográficas
Também é possível conhecer Anita pelo olhar do marido Giuseppe Garibaldi, com quem ela esteve acompanhada em muitos momentos marcantes. Nesta autobiografia, ele narra seus principais feitos na Itália e na América do Sul. A obra também pode ser encontrada na Amazon e outros sites de venda de livros online.
Continua depois da publicidade
Veja museus de Laguna que contam a história de Anita Garibaldi
Leia mais
Anita Garibaldi tem descendentes no Brasil? Historiador responde
Conheça os catarinenses considerados Heróis e Heroínas da Pátria