Junho é um ótimo mês para quem gosta de jardinagem, pois o clima nessa época é perfeito para cultivar flores e hortaliças e garantir que elas cresçam saudáveis e bonitas. Pensando nisso, a ISLA Sementes, empresa brasileira com um diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e árvores nativas do Brasil, separou algumas dicas do que você pode plantar este mês. Confira!

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Hortaliças

Existem diversos tipos de hortaliças que você pode cultivar em junho. Vale lembrar que cada uma delas possuem diversos tipos e benefícios para sua alimentação e saúde. São elas:

  • Beterraba;
  • Cenoura;
  • Couve-manteiga;
  • Repolho;
  • Salsa.

Flores

Gonfrena

Esse é um tipo de flor que atrai agentes polinizadores. A gonfrena possui hastes compridas nas cores branca, rosa e lilás. Tolerante ao calor e bastante resistente à seca, ela pode ser utilizada como flor seca para decoração ou como flor de corte para arranjos.

Continua depois da publicidade

Capuchinha

A capuchinha é um tipo de flor que floresce mais se cultivada sob luz solar direta, mas ela também se desenvolve em lugares com sombra parcial. Com coloração amarela, creme e vermelho, ela possui partes comestíveis de sabor levemente picante, o que a torna perfeita para diversos pratos, agregando cor e sabor.

Salvia splendens

Com pétalas na cor vermelho intenso, a Salvia splendens atraem beija-flores e borboletas. Muito cultivada em vasos e jardineiras, ela também pode ser utilizada para compor maciços e bordaduras de jardim. Com boa tolerância ao frio, pode chegar a 60 cm de altura e possui ciclos de verão de 90 dias e de inverno de 120 dias.

> 5 flores para plantar no mês de maio

flores de calêndula
A calêndula é muito procurada para fins gastronômicos e medicinais (Imagem: Flower_Garden | Shutterstock)

Calêndula

Com flores perfumadas, macias, aveludadas e de coloração amarela-alaranjada, a calêndula pode ser cultivada em vasos e jardins. É muito procurada para fins gastronômicos e medicinais. Seu sabor é levemente amargo. Ela se adapta bem a diferentes tipos de climas e deve ser cultivada em pleno sol, com no mínimo de 4 horas por dia.

Margarida-africana

Indicada para plantios em vasos, canteiros e floreiras, a margarida-africana possui boa tolerância a altas temperaturas e a geadas leves. Com ciclo de verão de 60 dias e de inverno de 90 dias, pode chegar até 30 cm de altura.

Continua depois da publicidade

Saiba como plantar

Após escolher a hortaliça ou a flor, escolha um local em sua casa e o vaso, floreira ou canteiro de sua preferência. Em seguida, acrescente a terra com o adubo para nutrir e coloque a sua semente. Regue diariamente. É importante escolher vasos com boa drenagem para que a planta cresça saudável.

Por Carolina Ribeiro

Leia também

3 dicas para escolher o piso ideal para o jardim

5 elementos que podem ser usados na decoração de diferentes ambientes

5 dicas de decoração para áreas externas