Carreira profissional é uma parte da vida que requer certos cuidados. Erroneamente preenchemos a maior parte do nosso tempo com compromissos desta área, deixando de lado os momentos dedicados ao lazer e à família. Além de descobrir o equilíbrio correto da balança, é preciso atentar para os erros que comprometem a atuação e o desempenho na empresa.

Continua depois da publicidade

Mais sobre carreiras:

:: Deb Xavier, nossa colunista, fala sobre as vantagens de ter seu próprio home office – e outros assuntinhos relacionados à vida profissional

Os cinco deslizes a seguir são comuns e para evitá-los é preciso que cada profissional saiba o nível de engajamento que está tomando para si perante a equipe.

1) Ter vergonha de arriscar

Continua depois da publicidade

Muitas ideias boas são descartadas sem nem ao menos terem sido expostas. O temor de compartilhar insights acaba prejudicando a equipe e tornando o profissional mais introspectivo.

2) Pensar dentro da caixa

Na vida profissional, também é preciso dar asas à imaginação. Pensar de forma limitada diminui a capacidade e o potencial dos projetos. É preciso confiar em si mesmo e ir em busca do progresso individual e coletivo.

3) Não se defender

Você não precisa e nem deve assumir culpas que não lhe caibam. Se algo não saiu como o planejado, explique o porquê e exponha seu ponto de vista sobre o assunto.

4) Não dar valor ao seu bem-estar

É preciso equilibrar muito bem a vida pessoal com a profissional. A correria do dia a dia impossibilita que muitos hobbies sejam praticados, mas é essencial reservar um tempo para si. Aproveite as horas de folga, busque fazer coisas que relaxem e esvaziem a mente para que a criatividade não morra.

Continua depois da publicidade

5) Não deixar claro seus objetivos

Você, seu chefe e a equipe em que você trabalha precisam ter claros os objetivos de cada um. Pessoalmente, é importante que você trace metas e defina como irá alcançá-las para que não se perca entre tantos caminhos e opções.