1 – Escolha uma ação concreta como causa. Uma campanha por saúde de qualidade é bacana, mas é mais eficiente pedir por um pediatra no posto de saúde do seu bairro, por exemplo.
Continua depois da publicidade
2 – Conte histórias de pessoas. Para explicar a sua causa, conte por que é importante apoiá-la por meio das histórias de quem está envolvido. Isso desperta o interesse das pessoas.
Por meio de petição online catarinense consegue aprovar lei sobre lactose
3 – Peça o que você quer para a pessoa certa. Quando você quer um médico para o posto de saúde você tem que pedir para o prefeito, e não para o presidente.
4 – Divulgue o seu abaixo-assinado. Parece óbvio, mas não é. Você precisa espalhar a petição para a sua rede, para todo o mundo que você conhece. Pedir ajuda a influenciadores das redes sociais também é uma boa ideia.
Continua depois da publicidade
5 – Dê um retorno para quem te apoiou. Conforme a sua causa tiver andamento, vá informando por e-mail as pessoas que assinaram sua petição. Assim, eles poderão acompanhar o passo a passo até que sua causa seja vitoriosa.
Fonte: Diretor de comunicação da Change.org, Pedro Prata