Umas das principais estratégias de marketing utilizadas pelas empresas para aumentar as vendas é compreender o seu nicho. Afinal de contas, é por meio dessa técnica que os empreendedores podem identificar quem são os seus consumidores para elaborar ações bem direcionadas.

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No entanto, apesar do método parecer simples de ser aplicado, requer um senso analítico apurado. Isso porque, segundo a empresária Polly Mendis, empreendedora no segmento de moda atacadista, entender o público-alvo é um processo contínuo. Então, é fundamental ajustar a estratégia à medida que você aprende mais sobre as preferências e necessidades dos seus clientes.

“Levar à frente o estudo de cada um desses pontos faz toda diferença na hora de vender melhor porque, quanto mais se conhece as necessidades, desejos e comportamentos do cliente em potencial, mais fácil, e de maneira mais eficaz, será possível moldar sua estratégia. Isso permite criar mensagens mais direcionadas e ofertas que realmente ressoem com o público, aumentando suas chances de sucesso nas vendas”, explica a profissional.

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Considerando isso, Polly Mendis compartilha 5 dicas para você compreender melhor o perfil do seu público-alvo. Veja!

1. Busque informações sobre o perfil do seu público

Obtenha informações sobre idade, gênero, localização e outros fatores demográficos que ajudam a segmentar o público.

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2. Faça pesquisas

Crie questionários ou entrevistas para coletar informações diretamente dos clientes atuais e potenciais.

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3Monitore as redes sociais

Acompanhe conversas nas redes sociais para entender as opiniões, interesses e problemas que seu público discute naquele momento.

5 dicas para ter sucesso nos negócios

Mulher sentada e outra em pé em frente a uma mesa com papeis olhando para a tela de um notebook
Analisar os concorrentes oferece um norte para interação com os clientes (Imagem: Jirapong Manustrong | Shutterstock)

4. Analise os concorrentes

Observe como seus concorrentes interagem com o mesmo público e quais abordagens eles estão usando.

5. Crie conexão

Converse diretamente com os clientes para entender suas necessidades e motivações. “Clareza, transparência, boa comunicação e estratégia são elementos que ajudam a construir confiança, conectar-se emocionalmente com os clientes e oferecer soluções que atendam às suas necessidades. Ao criar uma abordagem autêntica e alinhada com o que o público valoriza, as chances de sucesso nas vendas aumentam consideravelmente”, finaliza Polly Mendis.

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*Por Ana Beatriz

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