Perto do Natal as ofertas nas vitrines parecem sedutoras aos olhos dos consumidores, mas diante de tantas opções é difícil priorizar as compras nesta época do ano.
Continua depois da publicidade
Para ajudar o consumidor a organizar o orçamento nesta fase, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indica alguns caminhos. Confira:
Festinhas sociais
Amigos secretos e eventos corporativos – Se o orçamento está apertado, a sugestão é priorizar alguns eventos sociais. A dica é fazer uma lista de todos os eventos que irá participar e estipular um valor conforme sua situação.
Continua depois da publicidade
Presentes das crianças
Antes de gastar, avalie a idade da criança, pois as muito pequenas ainda não têm noção do valor do dinheiro. O mais difícil é lidar com as crianças maiores e com os adolescentes, que já entendem a diferença entre os brinquedos e até fazem exigências. Se houver folga no orçamento no próximo mês, a Febraban sugere recorrer ao cartão de crédito e até mesmo um parcelamento, mas é necessário ficar atento para que o valor caiba no orçamento.
Ceia natalina
Nesta época do ano, o preço das comidas típicas tendem a subir. Para lidar com essa situação, o consumidor pode dividir os gastos com os familiares, estipulando os valores dos alimentos que serão comprados. Outra dica é comprar com antecedência, por exemplo, produtos não perecíveis, como bebidas, enlatados e grãos.
Despesas de janeiro
Tradicionalmente, no começo do ano, há diversas despesas, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a taxa de licenciamento do carro, despesas com o material escolar e matrículas. Neste caso, o ideal é que o consumidor já se programe para o pagamento destas despesas. Utilizar parte do 13º salário pode ser uma solução para arcar com estes gastos. Em último caso, o consumidor pode recorrer a linhas de empréstimo, como o crédito pessoal ou o empréstimo consignado, que tem taxas bem baixas por ser descontado em folha de pagamento.
Continua depois da publicidade
Parcelamentos e fatura do cartão
É muito comum as pessoas se empolgarem com as compras no fim do ano. Mas com isso, gasta-se mais no cartão de crédito ou com compras parceladas. Quem usar essa modalidade de pagamento deve controlar o orçamento para não deixar que a fatura destas compras superem a capacidade de pagamento em janeiro. Além disso, a Febraban orienta a evitar as compras por impulso, lembrando que no fim do mês a conta chegará.