Eventos corporativos são delicados: se por um lado são comemorações, com todo aquele clima descontraído das festas em geral, por outro são um momento profissional – você está cercado de colegas e chefes. Por isso, há empresas que preferem reunir a família e fazer o evento durante o dia. Outras apostam no amigo secreto. E há até aquelas que preparam um grande churrasco de celebração – bom, bonito e barato.

Continua depois da publicidade

Saiba como montar um currículo eficiente

Conheça os jargões corporativos da moda

Leia todas as notícias sobre empregos e carreira

Continua depois da publicidade

Confira abaixo cinco dicas de eventos corporativos para o fim de ano:

1. Churrascão no pavilhão da firma

Para que complicar, se dá para simplificar? A empresa que não quer gastar muito pode apostar no basicão cumpridor: abrir o pavilhão da firma numa tarde ou à noite, contratar um cozinheiro para preparar um almoço ou um jantar e celebrar com os empregados ali mesmo.

2. Jantar elegante em salão alugado

A promoter Xuxa Pires avalia que, se a empresa se dispuser a gastar um pouco mais, pode alugar um salão e fazer algo mais elaborado:

– Faz-se uma confraternização bacana, um jantar mais elegante, com decoração, música. Enfim, um momento descontraído, brindando o que aconteceu no ano – diz Xuxa.

Continua depois da publicidade

3. Amigo (ou colega) secreto

Segundo a promoter, 99% das vezes há um amigo secreto. A ideia serve para integrar os colaboradores, fazer as pessoas se conhecerem e acrescentar uma atração divertida à festa de fim de ano.

4. Solzinho, família, piscina…

– Uma supertendência são eventos corporativos durante o horário de trabalho. Aí, se consegue tirar todos os colaboradores da empresa no mesmo horário. Muita gente tem outras atividades, precisa cuidar da família, e acaba não indo. Se fizer durante o dia, num sítio, reúne todo mundo – diz o promoter Nelson Quinto.

Ainda que normalmente essas festas sejam só para funcionários, se a ideia for fazer durante o dia, convidar familiares pode ser uma boa sacada.

Continua depois da publicidade

5. #festadobranco

Para aproveitar o embalo do fim de ano, quem sabe fazer uma festa temática? Nelson Quinto conta que muitas empresas promovem festas em torno de uma premissa, como o branco, por exemplo.

– Com um mote, os colaboradores conseguem ficar mais integrados – diz.