Originária da América do Sul, a unha-de-gato integra o saber ancestral de povos indígenas da Amazônia peruana e brasileira. Sua história remonta ao século XIX, quando recebeu o nome científico Uncaria tomentosa. Contudo, mais que uma planta histórica, ela tem se destacado por suas características versáteis e aplicações que despertam curiosidade entre a comunidade científica e, também, pessoas fora dela. A seguir, confira 5 benefícios da unha-de-gato e como usá-la!
Continua depois da publicidade
1. Potencial terapêutico contra a chikungunya
O estudo “Antiviral and Virucidal Activities of Uncaria tomentosa (Cat’s Claw) against the Chikungunya Virus”, publicado em 2024 na revista Viruses, explorou as propriedades da unha-de-gato no combate aos efeitos da infecção viral chikungunya.
Os pesquisadores identificaram que os principais compostos bioativos da planta, como alcaloides oxindólicos pentacíclicos e triterpenos, possuem ações imunomoduladoras e anti-inflamatórias. Essas substâncias foram eficazes na redução do processo inflamatório exacerbado causado pelo vírus chikungunya, além de amenizar dores articulares, que são sintomas debilitantes da doença.
Continua depois da publicidade
Contudo, apesar dos benefícios e potencial terapêutico, a planta não deve substituir o tratamento e o acompanhamento médico.
2. Estímulo do sistema imunológico
Conforme publicação intitulada “Die alkaloide von Uncaria tomentosa und ihre phagozytose-steigernde wirkung“, publicada na revista Planta Medica, a unha-de-gato estimula o sistema imunológico, aumentando a capacidade fagocitária das células. Este efeito é atribuído a alcaloides como pteropodina e isopteropodina, que promovem a liberação de fatores que melhoram a resposta imunológica, protegendo o corpo contra infecções e doenças.
3. Melhora na saúde intestinal
A unha-de-gato pode ajudar a tratar os sintomas de condições intestinais como colites, síndrome do cólon irritável e doença de Crohn. Jones (1995), no livro “Cat’s Claw, Healing Vine of Peru“, foca a documentação dos usos tradicionais da planta por povos indígenas, bem como relatos de suas aplicações terapêuticas envolvendo as propriedades anti-inflamatórias, que ajudam na regeneração da mucosa intestinal e na manutenção de uma microbiota saudável.
Continua depois da publicidade
4. Propriedades vasodilatadoras e hipotensivas
Na revisão “Ethnobotany, phytochemistry and pharmacology of Uncaria (Rubiaceae)“, publicada na revista Phytochemistry, estudos analisados pelos autores indicam que os alcaloides presentes na unha-de-gato, como rincofilina e hirsutina, estão associados a propriedades vasodilatadoras e hipotensivas. Essas substâncias foram relacionadas, em pesquisas prévias, à melhora na circulação sanguínea e à potencial prevenção de eventos cardiovasculares.
5. Potencial contra diabetes
De acordo com a pesquisa “Ricerche fitochimiche e biologiche sull’Uncaria tomentosa“, focada em análises químicas e biológicas, publicada na revista Bollettino- Societa Italiana Biologia Sperimentale, os esteroides encontrados na unha-de-gato apresentam propriedades hipoglicemiantes. Este benefício foi associado a uma possível capacidade da planta de melhorar a regulação da glicose e combater danos oxidativos associados ao diabetes. Contudo, apesar dos benefícios e potencial terapêutico, a planta não deve substituir o tratamento e o acompanhamento médico.
Como usar a unha-de-gato
A unha-de-gato pode ser utilizada de diversas formas para aproveitar suas propriedades medicinais. Abaixo estão os mais comuns:
Continua depois da publicidade
- Chá de unha-de-gato: preparado com cascas ou raízes fervidas, é amplamente utilizado para fortalecer o sistema imunológico;
- Cápsulas ou extratos padronizados: práticos e precisos, são indicados para tratamentos contínuos de condições inflamatórias;
- Tintura de unha-de-gato: diluições em água são utilizadas para alívio de sintomas respiratórios e dores articulares;
- Decocção concentrada para uso tópico: aplicações externas ajudam na cicatrização de feridas e redução de inflamações locais.
Cuidados importantes
Apesar dos inúmeros benefícios atribuídos à planta unha-de-gato, é essencial que seu uso seja feito com cautela. O consumo inadequado ou em doses excessivas pode causar prejuízos à saúde, como irritações gástricas, reações alérgicas e interferências em tratamentos já existentes.
Além disso, conforme o Anexo I da RDC Anvisa N° 10, de 9 de março de 2010, da resolução que dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dá outras providências, o seu uso não é recomendado antes e depois da quimioterapia, nem em pacientes hemofílicos. Também não deve ser utilizada por menores de 3 anos.
Continua depois da publicidade
Ainda, não deve ser vista como substituta para tratamentos médicos convencionais ou o acompanhamento de um profissional de saúde. Antes de utilizá-la, é indispensável consultar um médico ou fitoterapeuta para garantir que sua utilização seja segura e apropriada para cada caso.