Habituado a abrigar músicos, dançarinos e atores, o palco do Teatro Juarez Machado receberá representantes da escrita nesta sexta e sábado. Mas a pauta do 4º Encontro Catarinense de Escritores não se afastará de outras manifestações artísticas, abrindo o leque de seus debates e palestras para trazer o cinema e a dança para a luz de seu tema central, a literatura.

Continua depois da publicidade

Assim, além de saborear as falas dos convidados desta edição – que serão pautadas pela literatura no caminho da arte e da criação – e participações dos escritores da Associação das Letras, promotora do evento, o público assistirá a apresentação de dança e exibição de curtas-metragens.

A noite de abertura, por exemplo, reserva a AMA Cia. de Dança e seu espetáculo Literatura em Cena, inspirado em textos literários e com coreografias de Amarildo Cassiano e Érika Rosendo. A palestra da noite será com o juiz de direito da Vara de Execução Penal e corregedor do sistema prisional da comarca de Joinville, João Marcos Buch, que criou projetos como o que reduz a pena de presos por meio da leitura de livros.

Os lançamentos da Antologia 2016 – Janela das Letras, com textos dos membros da Associação das Letras, e de obras de outros escritores associados completam a programação de sexta-feira.

No sábado, o escritor Fernando José Karl e o diretor Alceu Bett, responsáveis pelos curtas As Mortes de Lucana e O Aquário de Antígona (que serão exibidos ao público), protagonizam uma mesa-redonda em torno do “texto literário no cinema”. A doutora em literatura Salma Ferraz, com Escrever e Narrar – Síndrome de Penélope, e o escritor Olavo Pereira Oliveira, com O Mapa da Narrativa – um caminho para a verdadeira conexão com as pessoas, respondem pelas palestras do segundo dia.

Continua depois da publicidade

– Entendemos que a literatura se entrelaça com todas as artes. Como exemplo, podemos pensar na capa de um livro: precisamos de um artista para criá-la. Assim como nos saraus, quando declamamos, é a música que embala os poemas, e o teatro ou a dança enriquecem a performance – destaca a escritora Bernadéte Costa, presidente da Associação das Letras.

Segundo ela, os rumos do Encontro Catarinense de Escritores serão decididos pela nova diretoria, que assume em dezembro. A equipe da gestão 2015/2016 entrega 80 associados, seis livros lançados, participações em eventos literários e a conquista do certificado de utilidade pública.

Sexta-feira

19h: Espetáculo de dança Literatura em Cena, da AMA Cia. de Dança.

20h15: Experiências Literárias, com o juiz João Marcos Buch.

21h30: Lançamentos.

Sábado

9h: Escrever e Narrar – Síndrome de Penélope, com Salma Ferraz.

10h45: Exibição do filme As Mortes de Lucana.

11h10: Mesa-redonda O Texto Literário no Cinema, com Fernando José Karl e Alceu Bett.

12h: Exibição do filme O Aquário de Antígona.

15h: O Mapa da Narrativa – um caminho para a verdadeira conexão com as pessoas, com Olavo Pereira Oliveira.

O quê: 4º Encontro Catarinense de Escritores.

Quando: hoje, a partir das 19h, e amanhã, a partir das 9h.

Onde: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos, avenida Beira-rio, s/nº.

Quando: R$ 30 para membros da Associação das Letras e estudantes e R$ 50 para o público em geral (valores válidos para os dois dias). Inscrição pelo site associacaodasletras.com.br.

Continua depois da publicidade