Professores e alunos trocam ideias nesta semana sobre como transformar a escola em um espaço sustentável durante a terceira etapa da 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Joinville.

Continua depois da publicidade

As discussões, que começaram nesta terça-feira e continuam até o dia 31, devem resultar em trabalhos que vão disputar participação nos encontros regional (outubro) e nacional (novembro).

A duração da programação dos debates fica a cargo de cada escola desde que obedeça aos critérios do governo federal.

A conferência é voltada para as escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares com pelo menos uma turma do 6° ao 9° ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – Inep.

Continua depois da publicidade

A adesão ao processo é voluntária. As duas etapas anteriores envolveram a organização das equipes e o desenvolvimento das temáticas.

Uma árvore dos sonhos na qual as folhas são os desejos de um ambiente melhor que brotam no imaginário das crianças. Assim os alunos da Escola Municipal Silvio Sniecikovski, no bairro Jardim Paraíso, traduziram seus sentimentos de sustentabilidade na conferência, realizada ontem no pátio da escola.

A escola optou pelo tema “agricultura livre de agrotóxicos”. Os trabalhos foram desenvolvidos no pomar cultivado no pátio do colégio com a ajuda dos alunos.

Continua depois da publicidade

– Independentemente de passarmos ou não para a próxima fase, o importante é podermos deixar nossa marca – comenta a professora Roselene Bertolotto, coordenadora do projeto da Escola Silvio Sniecikovski.