Do total de lixo produzido pela população de Jaraguá, 30% representam materiais recicláveis, 52% são compostos orgânicos e 18% são rejeitos. Em agosto a proporção de material reciclável em relação ao total de resíduo sólido domiciliar chegou a 13% – praticamente o mesmo resultado do período em 2015 e 35% a mais que em 2014, mas pelos dados é fácil perceber que os moradores podem ampliar ainda mais a reciclagem. Com o número atual, o município dá destinação correta para 43% de todo lixo aproveitável. Os dados são da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama).

Continua depois da publicidade

Confira outras notas da coluna Portal Jaraguá

Abaixo da meta

Nenhuma cidade da região atingiu a meta projetada pelo Ministério da Educação no Ideb para as séries finais do ensino fundamental. Em Jaraguá, Guaramirim, Massaranduba e Corupá as notas das turmas de escolas públicas entre sexto e nono ano aumentaram, mas abaixo do esperado ainda. Já para as séries iniciais (até quinto ano), apenas Guaramirim não atingiu o índice projetado.

Notas das séries finais

Continua depois da publicidade

As escolas públicas de Jaraguá deveriam ter atingido 5,9 para as turmas até o nono ano, mas ficaram em 5,5. Em Guaramirim, o índice esperado era 5,5, porém o município atingiu 5. Massaranduba era para ter 5,7, o resultado foi 5,5. Corupá ficou com 5,4, enquanto o esperado era 5,5. Em Schroeder está o índice mais preocupante e onde a metade das escolas não tem média na Prova Brasil 2015 (não fizeram ou não atenderam os critérios). Desde 2011 o Ideb do município está em 4,8 – a meta era 5,6. A média do estado ficou em 5,1.

As escolas destaque no Vale

A coluna já havia trazido as escolas com as melhores notas em Jaraguá. Vamos às outras da região. Em Guaramirim o índice mais alto para séries iniciais ficou com a Escola municipal Padre Germano Laffin (6,6) e das séries finais ficou com a escola estadual São José (5,6). Em Massaranduba, destaque para as unidades municipais Professora Araci Duarte (7,3) e Ministro Pedro Aleixo (5.9). Corupá atingiu o melhor Ideb com as municipais José Pasqualini (6,9) e Francisco Mees (6,1). Em Schroeder as notas mais altas ficaram com a escola municipal Professora Clarice Lange Jacobi (6,4) e com a estadual Miguel Couto (5,6).

Trabalho nas redes sociais

Antídio Lunelli (PMDB) continua defendendo promessas de desenvolvimento econômico e geração de empregos. Nas redes sociais, o candidato que fala em fazer uma gestão como a de Geraldo Werninghaus, defende a criação de central do empreendedor para reduzir o tempo de abertura de empresas e o mapeamento de um novo distrito industrial

Vídeos

Darci de Matos (PSD), candidato em Joinville, e o Vicente Caropreso gravaram vídeos para a campanha de Jair Pedri. Darci fala em renovação e descreve Pedri como homem do povo. Dr. Vicente fala em redução de filas na rede de saúde e de atendimento humanizado.

Continua depois da publicidade

Campanha

Entre as propostas mais defendidas por Ivo Konell (PSB), está a oferta de vagas em creches para todas as crianças da cidade de Jaraguá.