No Brasil, há cerca de 20 milhões de criadores de conteúdo, segundo o relatório de “Macrotendências da Creator Economy”, da YOUPIX. No entanto, muitos deles não possuem um canal próprio e dependem exclusivamente das redes sociais, o que pode trazer uma série de limitações criativas e financeiras.

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Os creators são reféns dos algoritmos — e é por isso que não crescem como deveriam, conforme explica Tiago Maranhão, Country Manager na Stages. “São mudanças que afetam o alcance orgânico, a visibilidade e, por consequência, a receita do negócio. Além disso, a competição dentro desse ambiente é intensa, tornando mais difícil se destacar e atrair uma base de seguidores fiel”, diz.

Pensando nisso, o especialista elenca 4 formas de ganhar dinheiro com um canal próprio de criação de conteúdo. Confira!

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1. Busque uma monetização justa e flexível

Uma das maiores vantagens em criar um canal próprio de conteúdo é promover um espaço personalizado para os seguidores. Como resultado, creators têm uma aproximação junto ao público, uma vez que o canal próprio oferece um ambiente exclusivo e que atende às demandas específicas da audiência.

“A customização de aspectos como design, navegação e interatividade diferenciadas não só resulta no aumento do engajamento, como também possibilita ao creator obter feedbacks e insights valiosos de quem está do outro lado da tela”, explica o profissional.

2. Fuja do revenue share

Algumas redes sociais retêm uma parcela significativa dos lucros do criador de conteúdo. “No modelo de revenue share, plataformas se tornam sócias de creators, mas o tipo de sócio que apenas recolhe uma parte do faturamento no final do mês, mesmo sem investir ou pelo menos colaborar com a criação e geração de conteúdo. Não me parece justo”, completa Tiago Maranhão.

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Duas mulheres sentadas mexendo em um computador
Ter um canal próprio de transmissão oferece mais liberdade para os produtores de conteúdo definirem as suas próprias regras (Imagem: L.O.N Dslr Camera | Shutterstock)

3. Defina as suas próprias condições

Com um canal próprio, creators também podem monetizar produções das formas como mais se conectem às suas metas, sem dividir esses ganhos com terceiros. A venda de vídeos, assinaturas, produtos exclusivos e cursos é gerenciada apenas segundo as condições do criador.

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4. Crie uma base de fãs leais

Toda essa estrutura é excelente para diversificar as fontes de receita, segundo Tiago Maranhão. “A longo prazo, a introdução de conteúdos premium e novidades que aumentam o leque de ofertas aos seguidores tende a estreitar o comprometimento deles com a marca”, comenta.

À medida que a base de fãs leais se desenvolve, é possível potencializar a monetização e se expandir para outras plataformas e mercados. O resultado disso, para o criador de conteúdo, é um constante processo de monetização que tende a crescer. E, no final do ano, dicas como essas são essenciais.

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Por Bianca Bispo

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