Mesmo os joinvilenses que antecipam o cadastro biométrico, obrigatório a todos os 389 mil eleitores da cidade, estão enfrentando filas no Cartório Eleitoral. O prazo final para registrar as impressões digitais é 22 de abril de 2016, mas alguns eleitores que não querem ter problemas com a Justiça Eleitoral chegam a ficar mais de uma hora aguardando pelo atendimento. Até agora, 4% dos eleitores da cidade estão em dia com o novo sistema, que permite a identificação pelas impressões digitais no momento do voto.

Continua depois da publicidade

Os 12 guichês do cartório atendem uma média de 300 joinvilenses por dia desde 23 de março, quando o cadastro das digitais passou a ser obrigatório para as próximas eleições. O que muitos não sabem é que o atendimento pode ser agendado pelo site www.tre-sc.jus.br. O eleitor preenche um cadastro com os dados principais e escolhe data e horário. Há opções somente a partir de junho.

Tânia Regina Spinelli Romera, 50 anos, foi uma das eleitoras que chegou a buscar o recurso online. Como só havia datas disponíveis para o próximo mês, ela preferiu ir diretamente na central.

– Achei o processo um pouco lento e o local um pouco apertado para tantas pessoas – avaliou. Para Tânia, que foi acompanhada dos pais idosos, a espera a espera foi de 20 minutos.

Continua depois da publicidade

Outra medida que deve diminuir a fila que tende aumentar nos próximos meses é a instalação de uma central temporária na rua Otto Boehm, nº 71. O local receberá 60 guichês de atendimento de junho até o prazo final do cadastro. Segundo o chefe de cartório da 19ª Zona Eleitoral, Carlos Penayo, também existe a possibilidade da criação de postos de atendimento nos bairros.

O recadastramento dura entre oito e 10 minutos. Após a atualização dos dados, o eleitor é fotografado e escaneia a digital de todos os dedos das mãos. Em seguida, é orientado a aguardar a emissão do novo documento. Todo o processo é gratuito.

O Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19 horas. O endereço fica na rua Jaguaruna, nº 38, no Centro. Em Santa Catarina, por enquanto, apenas Joinville e a região de Florianópolis estão fazendo o cadastro biométrico. Em Blumenau, a atualização deve começar no dia 1º de junho.

Continua depois da publicidade

Como agendar pelo site

– Acesse o site www.tre-sc.jus.br

– Clique no link “Agendamento de Atendimento”, que fica no menu Eleitor

– Preencha os dados

– Escolha data e hora

– Imprima o comprovante de agendamento (o papel deverá ser levado no dia do atendimento)

– O eleitor precisa chegar na central com 15 minutos de antecedência

O que levar

– RG

– CPF

– Título de eleitor (é recomendado, não obrigatório)

– Comprovante de residência (não precisa ser no nome do eleitor)