O gato da raça khao manee é originário da Tailândia e tem uma história rica e misteriosa. Sua origem remonta a séculos, quando era reverenciado como um símbolo de boa sorte e prosperidade. Inclusive, o seu nome significa “joia branca”. Acredita-se que esses bichanos eram mantidos exclusivamente pela realeza e pela nobreza tailandesa, sendo considerados preciosidades raríssimas.
Continua depois da publicidade
A sua chegada ao Ocidente é recente. Em 1999, foi importado o primeiro khao manee para os Estados Unidos. Contudo, a raça só foi reconhecida oficialmente pela TICA (The International Cat Association) em 2012. A seguir, conheça algumas características interessantes do gato da raça khao manee!
1. Aspectos físicos
O gato da raça khao manee se destaca por sua pelagem branca pura e brilhante, que é curta, macia e de textura sedosa. Uma das características físicas que mais chama atenção são os olhos, que podem ser azul profundo, verde, dourado ou, até mesmo, um de cada cor.
Continua depois da publicidade
Esse felino possui o corpo magro e bem musculoso, podendo medir entre 25 e 35 cm de altura e pesar de 2,5 a 5 kg. Suas orelhas são grandes, eretas e pontiagudas, deixando-o com a aparência sempre alerta. Seu rosto, conforme a TICA, tem formato de coração, com as bochechas salientes.
2. Temperamento e personalidade
Ele é um gato de temperamento afetuoso e personalidade envolvente. É um bichinho extremamente sociável e adora interagir com seus tutores, demonstrando grande carinho e companheirismo. Inclusive, segundo a TICA, ele é muito calmo e relaxado, sendo um pet ideal para o colo.
Além disso, é curioso por natureza, sempre explorando o ambiente e mostrando interesse nas atividades ao seu redor. Inteligente e alerta, o khao manee é um gato que gosta de se envolver em brincadeiras e atividades que estimulam sua mente. Também pode ser bastante vocal, expressando suas necessidades e desejos com miados.
Continua depois da publicidade
3. Cuidados com a alimentação e a saúde
Conforme a TICA, o khao manee é uma raça que costuma ser saudável. No entanto, pode apresentar surdez em um ou nos dois ouvidos. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Medicina Veterinária de Cornell, 65 a 85% dos gatos completamente brancos e com dois olhos azuis são deficientes auditivos. Isso se deve ao gene W, responsável pela produção de melanina e pela audição.
Ademais, esta raça, assim como os outros gatos, necessita de uma dieta balanceada rica em proteínas de alta qualidade, essenciais para manter sua musculatura e energia. Assim, é importante fornecer alimentos que contenham os nutrientes necessários para garantir a sua saúde e a longevidade.
4. Educação e socialização
Desde filhote, é importante expor o khao manee a diferentes ambientes, pessoas e experiências para garantir que ele cresça confiante. Esta raça, conhecida por sua inteligência e curiosidade, responde bem ao treinamento com reforço positivo, como petiscos e elogios, o que pode ser usado para ensinar comportamentos e truques. A socialização precoce com outros animais de estimação e membros da família, por sua vez, ajuda a evitar comportamentos agressivos ou tímidos.
Continua depois da publicidade