É hora da pausa para o café da tarde e para aquela olhadinha nos assuntos mais comentados nas redes sociais. Veja o que causou burburinho no Twitter e no Facebook:

Continua depois da publicidade

1. A história por trás da foto viral da criança síria que se rende

A BBC conversou com o fotógrafo Osman Saðýrlý, autor de uma polêmica imagem que viralizou na internet. Na foto, uma criança síria teria se rendido ao ver a câmera ao confundi-la com uma arma. Muitos questionaram a veracidade da história da foto, porém, o Saðýrlý confirmou na entrevista.

– Eu usei uma lente de telefoto e ela pensou que fosse uma arma. Depois que eu tirei eu olhei (para a foto) e percebi que ela (a criança) estava assustada, porque ela mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera – contou à BBC.

A criança da imagem é a menina Hudea, de 4 anos. A foto foi tirada por Saðýrlý no campo de refugiados de Atmeh, na Síria, em dezembro de 2014.

Continua depois da publicidade

The real story behind this viral imageThousands online have shared an image of a Syrian child with her hands raised in…

Posted by BBC World News on Terça, 31 de março de 2015

Reação online: matéria da BBC tem mais de 15 mil likes e mais de 4 mil compartilhamentos.

2. Maitê Proença vai tirar a roupa se o Fogão subir

Maitê Proença, atriz e apresentadora do programa Extra Ordinários, do Sportv, prometeu ficar nua se o Botafogo voltar à Série A do Campeonato Brasileiro em 2015. Aos 57 anos, ela propôs o desafio após saber que a jornalista colombiana Alejandra Omaña fez o mesmo quando o Deportivo Cúcuta subiu.

– Vou vir vestida apenas com uma coleira, com a inscrição Botafogo – prometeu.

�� Botafogo, Botafogo, campeão desde 1907… ( ?° ?? ?°) http://glo.bo/1xw4dze

Continua depois da publicidade

Posted by O Globo on Terça, 31 de março de 2015

Reação online: matéria de O Globo tem mais de 1,5 mil likes.

3. CCJ aprova PEC que reduz maioridade penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou por 42 votos a 17 a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal. PSDB, DEM, PR, e PSD votaram a favor da PEC. PT, PCdoB e PSB votaram contra. O PMDB liberou a bancada.

Após a aprovação na CCJ, será criada uma comissão especial que debaterá o tema por até 40 sessões (aproximadamente dois meses) antes que seja apreciado em plenário – onde, para ser aprovado, são necessários 308 votos, do total de 513 deputados. Depois, a proposta precisa passar pela CCJ do Senado e por mais duas votações no plenário.

(via Metrópole Estadão) #maioridadepenal

Continua depois da publicidade

Posted by Estadão on Terça, 31 de março de 2015

Reação online: matéria do Estadão tem mais de 25 mil likes e mais de 10 mil compartilhamentos.

4. Pai diz que filho foi expulso por racismo em loja de São Paulo

Jonathan Duran contou no Facebook que vendedora de uma loja de São Paulo expulsou seu filho da frente de um recinto. A publicação, datada de sábado, repercutiu na rede social, chegando a mais de dois mil compartilhamentos.

“O meu filho e eu fomos expulsos da frente desta loja enquanto eu fazia uma ligação porque, em certos lugares em São Paulo, a pele do seu filho não pode ter a cor errada”, acusou no post.

Em entrevista ao Correio Braziliense, Jonathan contou que a família estava passeando pela Rua Oscar Freire, e após comprar um sorvete para o garoto, ligou para a esposa, que estava em outra loja para comprar sapatos. Neste momento, para fugir da rua movimentada de carros, eles ficaram na frente de uma loja de roupas. Segundo Jonathan, uma vendedora chegou e falou brava:

Continua depois da publicidade

– Ele não pode vender coisas aqui.

Chocado com a situação, ele simplesmente informou:

– Ele é meu filho – e foi embora.

Reação online: matéria do Terra tem mais de 5,5 mil likes no Facebook.