A decoração contemporânea preza pela simplicidade e funcionalidade. Ela valoriza tons neutros (com alguns toques de cores mais vivas), superfícies lisas, linhas e formas geométricas, espaços abertos e livres. É um estilo que está em constante transformação, pois utiliza ideias e tendências do momento. Além disso, pode ser aplicada a qualquer ambiente da casa. Veja a seguir algumas dicas!
Continua depois da publicidade
1. Quarto
Para o quarto também vale a regra das cores neutras e de inserir somente o essencial. “Cama, guarda-roupa, mesa de cabeceira e, no máximo, um painel para TV e pronto”, sugere a designer de interiores Larissa Santo.
Continua depois da publicidade
2. Sala de estar
Além das cores neutras, Larissa Santo explica que na sala de estar não deve haver elementos que atrapalhem a circulação. “Deixe espaço para circular; não coloque sofá, poltrona, pufe e rack muito grandes”, recomenda. Além disso, para trazer a decoração contemporânea para esse ambiente, o arquiteto e urbanista Francesco Torrisi, sócio-diretor da Átomo Arquitetura, recomenda utilizar acessórios e tapetes com texturas tonais, sem estampas e excessos.
3. Cozinha
A cozinha é um dos principais ambientes da casa. Por isso, na decoração contemporânea, a designer de interiores sugere usar mobiliários com linhas retas e, de preferência, sem puxadores. “Use nos móveis cores como cinza, fendi e argila; deixe a cor para objetos”, acrescenta.
4. Banheiro
Para o banheiro com decoração contemporânea, Larissa Santo indica utilizar revestimentos polidos e pisos acetinados (para evitar acidentes). Assim como na cozinha, os móveis também devem ter linhas retas e cores mais neutras. “Invista na iluminação, deixe o espaço cheio de luz, limpo e sereno”, aconselha o arquiteto e urbanista Francesco Torrisi.
Continua depois da publicidade